sábado, 27 de outubro de 2012

Gotika: arquivos Dezembro 2003

dezembro 27, 2003

Filmes

Como já devem ter percebido, estou a tentar comentar os filmes que passam na televisão, aqueles que valem a pena. Hoje passou um grande filme, se bem que não um filme recente. "A vida é bela", um filme italiano sobre o nazismo, que mostra que a vida é tudo menos bela.
O melhor comentário que posso fazer ao filme nem sequer é meu mas de alguém que disse "a certa altura não sabia se havia de rir ou chorar". Expressa muito bem a minha visão do mundo, este filme, porque insisto em rir das tragédias embora uma tragédia não deixe de ser uma tragédia. Mas como aquele pai ansiava por proteger o filho da realidade que o rodeava, assim também eu penso que o melhor é rir... Embora... Muito embora... da primeira vez que vi o filme havia já uma lágrima a escapar-me do canto do olho (penso que foi quando o pai morreu) mas aquela cena do tanque a chegar e o puto a dizer "é verdade!" me tenha feito dar logo uma gargalhada. Ora bolas, não há ninguém tão corajoso como aquele homem! (Digo eu, cobarde que penso que sou.)
E enfim, génios não nascem todos os dias e Roberto Benigni não é apenas um génio como também um génio que nos faz rir, até num contexto de um campo de concentração nazi, o que só por si é genial.
Eu não sou pessoa de chorar com filmes. Choro com a realidade e às escondidas. Já agora falo de outro grande filme que passou há pouco tempo na televisão. Fui ver o "Titanic" ao cinema para apreciar aquela grande imagem do navio a afundar a pique, no já extinto São Jorge. A meio do filme, antes do intervalo, saí para fumar um cigarro porque o filme já enjoava de tédio. Fui à casa de banho, voltei, e espreitei pela janelinha da porta. Estavam o Leonardo de Caprio e a Kate Winslet num carro a fazer amor. E eu pensei, "porra, mas o barco nunca mais afunda?". O senhor dos bilhetes viu-me a espreitar e disse, todo simpático: "Pode entrar, pode entrar!", e eu: "Mas eu não quero, eu estou só... Estou só à espera do meu amigo... Do intervalo..." Por aqui podem ver que de facto não me comovo com tudo e alguma coisa. Quando eu digo que me comovo, malta, é a sério! E quando eu digo que "A vida é bela" me pôs uma lágrima nos olhos e que esta lágrima caiu no riso dos meus lábios, é a sério também. Grande, grande filme! Maior que a vida.

Publicado por _gotika_ em 08:52 AM | Comentários: (3)


Mais uma opinião pessoal sobre o movimento gótico

Penso que os góticos têm uma alma artística. Pelo menos todos gostam de música ou não andariam nisto. Nada de polémico até aqui, penso eu.
É por isso, certamente, que se vestem e pintam de maneira diferente. E não há um estilo igual ao outro. Todos personalizam o seu estilo de acordo com a sua noção de belo (ou de feio - porque há aqueles que insistem em realçar a beleza do horrível).
Lembro-me de estar uma vez a apanhar o autocarro da madrugada, e um dos meus "co-estilísticos" ter entrado antes de mim, e ouvir alguém dizer dele atrás de mim: "interessante, veste-se à século dezanove".
E de facto é interessante. Porque não havemos de vestir-nos à seculo XIX se é isso que nos vai na alma? Porque é que temos de ser escravos da moda? Aí está uma questão que me atormenta. Lá está, a alma artística.
A maioria dos góticos pinta ou escreve ou faz música ou desenha roupa ou molda potes de barro à mão, enfim, faz arte. No mínimo, gosta de uma arte que é a música. Imaginem qual é a minha. ;)
OK, não é difícil imaginar que escrevo, mas também desenho roupa, e faço web design, e sei lá que mais. Por isso é que este blog nunca está pronto e nunca está satisfatório. Há sempre tanto a fazer!...
E pronto, por hoje chega de elogios aos góticos. Quando for preciso cortar na casaca estou perdoada. E se for preciso cortar na casaca, podem crer que cortarei sem dó nem piedade. Mas hoje não estou para aí virada.

Publicado por _gotika_ em 08:03 AM | Comentários: (0)


Reconstructions

A imagem de topo foi alterada. Dêem-me um vestido branco. Às vezes o branco é mais negro do que o próprio negro.

Publicado por _gotika_ em 07:32 AM | Comentários: (0)


_-_Errata_-_

Quando eu disse, no post anterior, "o tal “dark side of the Force” para os star trekkers", enganei-me. Queria referir-me, obviamente, aos fans dos "Star Wars" e não exactamente do "Star Trek", embora muitas vezes coincidam. Sorry.

Publicado por _gotika_ em 01:51 AM | Comentários: (0)

Sem comentários: