domingo, 21 de outubro de 2012

Gotika: arquivos Dezembro 2003

dezembro 25, 2003

Filmes

A série "As Brumas de Avalon", que passou agora na RTP1, não faz justiça ao livro de Marion Zimmer Bradley. Mas também o que é que eu esperava? São quatro volumes bem espessos! Muitas passagens importantes foram pura e simplesmente omitidas. De todas, a mais importante foi o período de tempo em que Morgaine se perdeu na floresta e viveu no mundo das Fadas. Salvo erro, quando ela deixa o filho com Morgause e se dirige a Camelot. Na história, Morgaine permanece no mundo das fadas durante tantos anos que quando volta a Camelot já todos tinham envelhecido menos ela.
E, perante a decadência de Avalon e o esquecimento a que vê votada a religião antiga, Morgaine assume a sua missão e torna-se a última Senhora do Lago. Pelo menos respeitaram o final, quando ela reconhece a Deusa na Virgem Maria. Uma visão polémica em país católico mas os factos têm muita força. O culto mariano foi a forma que o cristianismo encontrou para desviar a adoração pagã da deusa mãe para Maria mãe de deus.
Misticismo à parte, "As Brumas de Avalon", o livro, é de leitura obrigatória para qualquer mulher. E para qualquer homem que queira compreender a alma feminina. Aconselho vivamente.

Publicado por _gotika_ em 05:58 PM | Comentários: (0)

Sem comentários: