domingo, 5 de agosto de 2007

Jeepers Creepers (2001)



O filme já não é novo mas só agora tive oportunidade de ver "Jeepers Creepers", o original. Há muito tempo que não assistia a um filme de terror tão bem construído. Quando dois irmãos regressam a casa para as férias de verão, fazendo o caminho por estradas secundárias e pouco frequentadas para apreciar a paisagem, descontraídos da vida, eis que vêem ao longe algo que tem todo o aspecto de ser um crime. Assim que se aproximam, para socorrer a vítima, deparam-se com toda a dimensão de um horror que jamais poderiam imaginar. É um vampiro? É um demónio? É o homem-traça?
Cada vez mais intenso à medida que passam os minutos, este filme ainda consegue prender-nos à cadeira à espera da próxima cena, ao contrário de muitos filmes mais recentes e de melhor reputação (imerecida!) que submergem o espectador logo a princípio numa banheira de sangue a partir da qual só arrancam o bocejo (ex: o remake de "Amityville").
Um bom filme de terror é aquele que nos faz pensar "isto pode acontecer-me a mim". A partir de agora nunca mais viajarei pelas pachorrentas estradas secundárias do interior com o mesmo à vontade, especialmente se na banda sonora levar comigo o "Jeepers Creepers" da Siouxie, o que é bem possível. Livra!

15 em 20

1 comentário:

Fernando disse...

Vi este filme no cinema e não fiquei tão impressionado como tu. Gostei enquanto o terror foi apenas sugerido. A partir do momento em que o monstro é revelado, o filme perde grande parte do seu encanto. Dentro do género "perseguição por condutor não identificado" o genial continua a ser "Duel" (1971) de Steven Spielberg. Se ainda não viste, não percas.

PS: Reatei o "Angústias" e já com uma crítica de cinema ao "A Vila". Se quiseres deixar a tua opinião...