quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A arte não tem raça

In Blitz:

"Hitler ouvia música de russos e judeus

Tchaikovsky, Borodin e Rachmaninoff constavam da colecção pessoal do Fuhrer.

A colecção de discos de Adolf Hitler, recentemente encontrada nos arredores de Moscovo, contém nomes de compositores e de músicos inesperados. O ditador alemão considerava os músicos judeus e os compositores alemães como pertencentes a uma raça “sub-humana”, para além de considerar que não existia algo a que se pudesse chamar de “arte judia”. No entanto, parece que Hitler os escutava em segredo.

Assim, entre as obras dos alemães Wagner e Beethoven, que com naturalidade se encaixavam na colecção do Fuhrer, surgem alguns discos mais inesperados: um concerto do compositor russo Tchaikovsky onde o violinista judeu, Bronislaw Huberman fazia um solo. O mesmo Bronislaw que havia sido considerado inimigo público do Terceiro Reich alemão.

O nome de Artur Schnabel surgia noutro disco. Schnabel foi um músico e cantor austríaco, forçado a abandonar a Alemanha no ano de 1933 por ser judeu. Outros discos continham obras dos compositores russos Borodin e Rachmaninoff.

No seu famoso livro Mein Kampf , Adolf Hitler disse nunca ter existido arte judia, e que continuava a não existir nenhuma na época, para além de rejeitar qualquer contributo dos russos no mesmo campo. Ironicamente, enquanto guardava obras dos mesmos na sua colecção pessoal de discos."

3 comentários:

Silvia disse...

brilhante.

RedDevil disse...

...

eu discordo da "conclusao" deste post aqui...

o fato de alguma amostra da "arte" desses dois compositores judeus estarem entre os discos de Hitler nao significa necessariamente que este gostava da musica deles...

talvez ele tenha ouvido os discos antes de escrever que que nao existia arte judia, em uma tentativa fracassada de se convencer do contrario...

mas eu vou parando por aqui mesmo... a minha intençao era escrever mais, mas os meus comentarios, os quais refletem o meu modo de pensar, podem levar alguem a me tomar por anti-semita ou alguma outra shit do genero, o que nao tem nada a ver, pois eu sou apenas anti-hipocritas...


[]s
força sempre!!!
ate +++

RedDevil

katrina a gotika disse...

Numa coisa tens razão, Red Devil, não é por ter um disco na colecção que forçosamente se gosta dele. Às vezes, se a pessoa tiver um círculo de amigos que se interessem pelo assunto, até se pode ter esse disco para dar um exemplo do que é música má.