domingo, 28 de janeiro de 2024

The Vanishing / Keepers / O Mistério da Ilha Flannan (2018)


“The Vanishing” é uma mistura de “The Terror” e “Breaking Bad”. “The Terror” porque é um filme inspirado na história verídica de três faroleiros, dois veteranos, Thomas e James, e um novato, Donald, que desapareceram sem deixar rasto nem explicação. A parte “Breaking Bad” já vão perceber a seguir.
Depois de uma grande tempestade, dá à costa da ilha do farol um pequeno barco com um único tripulante. Com este vem um baú cheio de barras de ouro. Mas o náufrago não está morto e inclusive tenta matar o faroleiro mais novo quando este lhe quer salvar a vida. Donald leva a melhor, em legítima defesa.
Imediatamente os faroleiros planeiam livrar-se do corpo e repartir o espólio entre todos. É aqui que o faroleiro mais velho, Thomas, se arma em Walter White, proibindo os outros de manifestarem qualquer sinal de riqueza durante alguns anos porque não têm provas de legítima defesa com que evitarem a acusação de homicídio por roubo.
Tudo parece correr bem quando aparece na ilha um barco maior, que procura o náufrago e o ouro. Depreende-se que este ouro não foi adquirido por meios legais, uma vez que os tripulantes do barco são criminosos que atacam e torturam os faroleiros. Num esforço desesperado de salvarem as suas vidas, os três homens conseguem defender-se e matar os bandidos. O que eles não conseguem é livrar-se do sentimento de culpa, da paranóia e da desconfiança. James, principalmente, começa a perder a cabeça. É aqui que o plano de Thomas se esboroa, porque estes homens não são criminosos nem sociopatas e não conseguem viver com o que fizeram. Walter White mandava alguns deles para o “Belize”, mas aqui é mesmo James, fora de si, quem mata o mais novo, o que conhece menos, por não confiar nele.
Esta podia ser apenas uma história de ganância, mas é muito mais do que isso. É uma contemplação da alma de homens decentes confrontados com a tentação e levados a praticar males que não conseguem superar. Recomendo vivamente.
 
Nota 1: Este é um drama ficcional. Ninguém sabe o que aconteceu aos três faroleiros desaparecidos.
 
Nota 2: O filme teve o título provisório de “Keepers” antes de ser renomeado “The Vanishing”. A versão que eu vi intitulava-se “Keepers”.

18 em 20

Sem comentários: