domingo, 27 de janeiro de 2008

Estado das coisas

Farta já de roer o osso, que quanto mais se mastiga mais enjoa, este argumento "no meu corpo mando eu", que utilizo no último post relativo ao mesmo assunto, também foi usado vezes sem conta para defender o direito ao aborto, como o Goldmundo não podia deixar de reparar. Com a diferença óbvia de que no meu argumento não se coloca em causa a vida por nascer dentro do corpo materno.
Mas não é por acaso que os pensamentos se cruzam. Se votei sim à liberalização do aborto foi tão só para acabar com a hipocrisia. Fim de conversa.
Mas o gene humano da hipocrisia ainda não foi totalmente isolado e estudado. Quase um ano depois, a mesma sociedade que legaliza a morte de nascituros a pedido das mães (e paga pelo Estado) é a mesma sociedade que quer ostracizar o tabaco em nome da vida. Não me admirava nada que amanhã o Estado preferisse pagar abortos do que xaropes para o catarro do fumador. Não me entra na cabeça mas não me espanta.
A pior forma de hipocrisia é aquela que é cega. Como a hipocrisia americana, de onde todo o fanatismo foi importado, e a estupidez também.

Mas nem só de miséria humana se fizeram os últimos dias. É com grande alívio que retiro este banner do fundo da página.

Do Portugal Profundo


"Do Portugal Profundo" já não é arguido. O processo movido contra o autor do blog por José Sócrates enquanto cidadão e primeiro-ministro foi arquivado. Dir-me-ia mais reconciliada com a Justiça se não tivesse demorado meses. Segundo António B. Caldeira: «O motivo da "queixa do cidadão José Sócrates e primeiro-ministro enquanto tal", que finalmente posso revelar, foi a minha referência ao "centro governamental de comando e controlo dos media"». Sabemos todos que não foi por isso que o autor do blog foi processado mas sim por ter insistido nas nebulosas qualificações de um primeiro-ministro que não tem vergonha de querer parecer mais do que é. E durante tempo a mais foi calado pela Justiça, que não funciona. Que não se mexe. Que arquiva. Que não tem meios para investigar.
Tirar à Justiça os meios de investigação, eis a melhor arma até hoje descoberta contra a democracia moderna.

Apesar de tudo isto, congratulo-me com o tardio arquivamento deste triste processo pela parte que toca ao autor do blog. Não fico, todavia, mais descansada quanto à nossa liberdade de expressão.
A liberdade é uma coisa que se perde mais um pouco todos os dias.

8 comentários:

Goldmundo disse...

Pois. Boa noticia, maus ventos.

Agora, e isto é um apelo: vê este link, se nao tiveres visto a SIC (espero que se mantenha disponivel). Isto é absolutamente inacreditável!!!

http://aeiou.expresso.pt/
gen.pl?p=stories&op=view&fokey
=ex.stories/225729

P.S. obviamente, reproduzo o link cortado em três linhas para caber aqui.

Goldmundo disse...

No youtube:

youtube.com/watch?v=9CQuKUtXWfQ

Passou na SIC. Parabéns, Balsemão! (e é a primeira vez em 30 anos que digo isto).

António Balbino Caldeira disse...

Muito grato pela solidariedade e apoio durante este tempo crítico, cara Amiga.

Mas a luta não acaba com este despacho. Continua!

katrina a gotika disse...

Goldmundo, já tinha visto o vídeo. O Arrebenta das Vicentinas de Bragança chamou-lhe um filme antigo, como o Páteo das Cantigas.

António, luta! Sempre!

Solitude disse...

Soará mal se disser que devoro, há mais de um ano, este blog (e o outro) como se de um livro se tratasse? E é um vício! Talvez porque a historia é real e escrita na primeira pessoa. Quantas vezes vim buscar força à tua luta diária, à tua sinceridade e frontalidade… Se é possível respeitar e admirar alguém a quem se conhece apenas as palavras então é isso que eu sinto. Respeito e admiração!

katrina a gotika disse...

Muito obrigada, Solitude, pelas tuas palavras amáveis! Até fico constrangida.

H. Sousa disse...

Obrigado, amiga, pela preocupação manifestada com o meu estado de saúde. Não foi desta que me calaram, mas vou convalescer uns dias, ainda.
Abraços

katrina a gotika disse...

Henrique, leve o tempo que quiser. No máximo, leva umas colheradas de pau no rabo só porque a ASAE diz que é proibido. O fruto proibido... Enfim, ponha-se bom e depois falamos.