quarta-feira, 18 de maio de 2005

Comentário do JesusRocks ao comentário do Klatuu ao comentário do JesusRocks ao artigo "GÓTICO, 1", por Klatuu Nictus

Por Jesusrocks:


Klatuu,
Depois de pensar melhor no assunto, já o meu comentário ao artigo estava na caixa de e-mail da nossa caríssima, surgiu-me uma alternativa. Penso que o termo Dark Metal se adequará melhor aquilo que pretendes referir no teu artigo. O Dark engloba todos esses subgéneros mais sombrios onde se poderá também enquadrar o Black Metal ou o som actual do Ozzy Osbourne, por exemplo, ele que é um dos grandes senhores do Heavy Metal (apesar de eu nem o apreciar assim tanto como vocalista).

Independentemente destas questões acessórias acerca de rótulos e afins, o artigo está excelente e reflecte a ideia que tenho desses movimentos. Continua a escrever que eu gosto.


Memória:

Por Jesusrocks:

Mais um bom artigo sobre as raízes do gótico, desta feita pelo Klatuu. Não posso, no entanto, deixar de discordar com o uso da expressão Black Metal para designar aquilo que deveria ser apenas referido como Heavy Metal, Metal ou apenas Rock. Black Metal define um sub-género que tem origem na Escandinávia na década de '90 e representa apenas uma pequena parte da história do Heavy Metal, sub-género do Rock que tem origem na década de '70, nomeadamente com Black Sabbath e Judas Priest. Curiosamente, as bandas de Metal que mais se aproximam daquilo a que geralmente se entende por gótico nem sequer se enquadram no estilo Black Metal.

Relembro, neste particular, que o termo Gothic Metal, surgiu, se não me falha a memória, pelos media na sequência do lançamento do albúm Gothic dos Paradise Lost em 1991.




Por Klatuu Nictus:

"Caríssima, cola essa cena aí acima e posta no teu blog pra responder ao man! Thanks."

Cá vai:

RESPOSTA A UM COMMENT SOBRE O QUE A GOTIKA PUBLICOU DE MEU NO SEU BLOG

Tens toda a razão *jesusrocks*... eu estava a usar um sentido figurado e a pensar no jogo de influências, ou seja, falava em black metal num sentido mto genérico, do mesmo modo q falei em gótico num sentido mto genérico.
Ou seja, deveria ter escrito «black metal»... pq me estava a referir às tendências mais esotéricas e sombrias dentro do heavy metal reinante... Ficou pouco claro, verifico agora, qd releio... Como sabes os pais do black metal, enquanto subgénero, já estavam fortemente representados nos anos 70 e são, até, um dos rios mais antigos e coerentes dentro do oceano revolto do metal!

Sem comentários: