quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

13 palavras preferidas

Anda por aí uma corrente que nos convida a escolher 12 palavras preferidas. Foi ao ler as variadíssimas respostas que percebi que as minhas palavras preferidas não são palavras mas conceitos. Não gosto delas pelo som nem pela grafia nem por fazerem parte da língua materna. Vai daí, podia traduzi-las para todas as línguas.
E depois, é como me perguntarem os meus 12 animais preferidos, por ordem decrescente. Que maldade, eu que gosto dos bichinhos todos! E, um pouco menos, amo as palavras todas também. E agora? Fico-me pela tentativa, certa de que é uma injustiça anunciada esquecer algumas. O mais estranho é que a cada conceito preferido associo imediatamente a minha definição do seu oposto, pelo que o que realmente me fascina nas palavras e no seu significado é a dialéctica entre elas. E as escolhidas são...

MORTE / ETERNIDADE

AMOR / RAIVA

LIBERDADE / ESCRAVIDÃO

LOUCURA / LUCIDEZ

AMIZADE / DESPREZO

PAIXÃO / OBSESSÃO

DINHEIRO / NIRVANA

NOITE / DESPERTAR

DEUS / DESESPERO

MAMÃ / ASSASSINO

BICHINHO / MONSTRO

TREVAS / INTELIGÊNCIA

E não resisto sem acrescentar uma décima terceira:

SUICÍDIO / INSTINTO

2 comentários:

Vampiria disse...

Loucura/lucidez é o par de que mais gosto...quanto as que mais gosto pessoalmente: paz; harmonia; trevas; coração; alma; espírito; liberdade; eu; tu; saudade; quero-te; mar.

Ana Oliveira disse...

Epá, há cada joguinho que nos pedem para jogar... lool
Um mais criativo que outro. As tuas palavras ou conceitos são bonitos. Os que gosto mais são: melodia, harmonia, música, felicidade, escuridão, saudade, filosofia, liberdade, lua, noite, estrela e poesia.