Anda por aí uma corrente que nos convida a escolher 12 palavras preferidas. Foi ao ler as variadíssimas respostas que percebi que as minhas palavras preferidas não são palavras mas conceitos. Não gosto delas pelo som nem pela grafia nem por fazerem parte da língua materna. Vai daí, podia traduzi-las para todas as línguas.
E depois, é como me perguntarem os meus 12 animais preferidos, por ordem decrescente. Que maldade, eu que gosto dos bichinhos todos! E, um pouco menos, amo as palavras todas também. E agora? Fico-me pela tentativa, certa de que é uma injustiça anunciada esquecer algumas. O mais estranho é que a cada conceito preferido associo imediatamente a minha definição do seu oposto, pelo que o que realmente me fascina nas palavras e no seu significado é a dialéctica entre elas. E as escolhidas são...
MORTE / ETERNIDADE
AMOR / RAIVA
LIBERDADE / ESCRAVIDÃO
LOUCURA / LUCIDEZ
AMIZADE / DESPREZO
PAIXÃO / OBSESSÃO
DINHEIRO / NIRVANA
NOITE / DESPERTAR
DEUS / DESESPERO
MAMÃ / ASSASSINO
BICHINHO / MONSTRO
TREVAS / INTELIGÊNCIA
E não resisto sem acrescentar uma décima terceira:
SUICÍDIO / INSTINTO
2 comentários:
Loucura/lucidez é o par de que mais gosto...quanto as que mais gosto pessoalmente: paz; harmonia; trevas; coração; alma; espírito; liberdade; eu; tu; saudade; quero-te; mar.
Epá, há cada joguinho que nos pedem para jogar... lool
Um mais criativo que outro. As tuas palavras ou conceitos são bonitos. Os que gosto mais são: melodia, harmonia, música, felicidade, escuridão, saudade, filosofia, liberdade, lua, noite, estrela e poesia.
Enviar um comentário