domingo, 14 de maio de 2006

18 de Maio - 20 Horas - MANIFESTAÇÃO EM FRENTRE AO CAMPO PEQUENO

Movimento Anti-Touradas

Caros (as) amigos(as),

Como é do conhecimento geral dia 18 do corrente mês reabre a praça de touros do campo pequeno, em Lisboa. Esta praça, que se encontrou encerrada durante 5 anos, volta agora a disponibilizar o habitual espectáculo de sofrimento e tortura de animais sensíveis a que as touradas já nos habituaram.



É lamentável que em pleno século XXI se opte por promover espaços comerciais associados a comportamentos anti-pedagógicos e de fraco valor cultural em detrimento do enriquecimento educacional e cultural. Porque convenhamos, num país com tanta fome cultural, encontraríamos facilmente outras formas de melhor entreter as nossas gentes.

Porquê a promoção de sofrimento animal como entretenimento e não a promoção de verdadeira arte, como pintura, escultura, teatro, etc..? Porquê insistir em rotular os portugueses como apoiantes de tradições bárbaras, como é o caso das touradas, quando cada vez é maior o número de pessoas que se opoêm a este espectáculo degradante?



Por muito que alguns tentem apresentar argumentos de tradição e cultura, podemos constatar pela evolução social que temos observado que este tipo de espectáculo tem o seu fim muito próximo. Não poderemos ambicionar por um ser humano evoluído e capaz de responder de forma responsável e consciente aos problemas do mundo enquanto nos mantivermos presos a comportamentos retrógados e pouco dignificantes para o Homem, enquanto espécie intelectualmente superior.



Sabemos que são muitos os que rejeitam esta realidade como um legado cultural e tradicional e desaprovam este novo espaço quem tem muito mais de sofrimento do que de entretenimento, nesse sentido promoveremos esta acção de protesto, que terá lugar no dia 18 de Maio, entre as 20H e as 23H, no campo pequeno, por forma a permitir que essas mesmas vozes se façam ouvir.



Porque acreditamos na união de esforços, esta acção acontecerá em parceria com as seguintes organizações: - LPDA - Liga portuguesa dos direitos do animal, MATP -Movimento Anti-Touradas de Portugal, Midas -Movimento internacional em defesa dos animais, GAIA - Grupo de acção e intervenção ambiental, GLA - Grupo de libertação Animal, Infonature.org, APAAC - Associação de protecção dos animais abandonados do Cartaxo, Instituto Zoófilo Quinta Carbonne e Acção Animal - Movimento pelo direito à vida Animal.



Esta coligação terá como slogan a frase " UNIDOS CONTRA AS TOURADAS".



Apelamos ao espírito de participação e união neste dia especialmente triste para os animais e para a luta que diariamente levamos a cabo em prol da defesa dos seus direitos. Ajude-nos a passar esta mensagem por Portugal inteiro e juntar o máximo número de pessoas em torno deste acontecimento. Urge mostrar realmente que os portugueses estão UNIDOS CONTRA AS TOURADAS.

Junte-se a nós! Participe activamente! Pelos animais, por si, por um mundo mais justo e harmonioso!



MATP – Movimento Anti-Touradas de Portugal: www.geocities.com/RainForest/Andes/1084/

GAIA – Grupo de acção e intervenção ambiental: www.gaia.org

ACÇÃO ANIMAL – Movimento pelo direito à vida animal: www.accaoanimal.com

MIDAS – Movimento internacional defesa animais: www.associacaomidas.com

APAAC – Ass. Protecção animais abandonados Cartaxo: www.apaac.zapto.org

LPDA – Liga portuguesa dos direitos do animal: www.lpda.pt

INFONATURE.ORG – www.infonature.org

IZQC – Instituto zoófilo quinta carbone: www.izqc.com

GLA – Grupo de libertação Animal: www.glanimal.com


UNIDOS CONTRA AS TOURADAS


MATP- Movimento Anti-Touradas de Portugal

Apartado 55102, E.C. Galiza,

4051-401 Porto

E-mail: matp@netcabo.ptv


Não farei compras nem entrarei no Campo Pequeno nem assistirei a nenhum espectáculo enquanto a bárbarie se verificar. Qualquer artista que aceite fazer um espectáculo neste recinto é cúmplice também.
Poluir Lisboa com este espectáculo de pobreza de espírito que devia ser PROIBIDO em TODO O PAÍS é uma aberração regressiva do estado da mentalidade de uma civilização.

Mais do que manifestação: BOICOTE!

Não, às vezes não se pode fechar os olhos e dizer que está tudo bem quando não está. Nem há aqui lugar para dubiezas. NÃO É NÃO!

10 comentários:

Solum disse...

Eu cá adoro touradas. Comprarei 100 ced's de cada artista que cantar, dançar, pular, saltar no campor pequeno. Farei as minhas compras, preferencialmente no campo pequeno. E manifesto-me contra qualquer movimento proibitivo. E já não me apetece discutir isto outra vez. É sopa requentada. Já aqui foi falado. Beijinhos e olé!

Ass: Henry Bond
www.tapornumporco.blogspot.com

Silvia disse...

Pensei exactamente o mesmo à hora de almoço.

Synne Soprana disse...

Repudio completamente este tipo de "entretenimento"... N consigo compreender como é que exitem pessoas que conseguem assistir a esta atrocidade... Só tenho um sentimento para isto: "NOJO!!!"

Estou ctg!

Solum disse...

O Grunfo é um porco antropocentrista! Eu diria mais, possivelmente é um fascista-humanista! Essa cena do antropocentrismo já deu. Agora o que tá a dar é o animalocentrismo, de preferência na variante bovinocêntrica. Eu concordo com o necare e até já fui vender o carro e a casa para ajudar a defender os mosquitos da ilha de Java. É que eu aderi à mais recente vanguarda animalocêntrica: o mosquitocentrismo! Vota Mosquitocêntricos! Boicota a Dum-Dum! Abaixo o Banzé! Fora co Sheltox! Pelos direitos dos mosquitos

Anónimo disse...

Uma coisa é ser ignorante por falta de informação.
Outra coisa é, mesmo com toda a informação, continuar a ser ignorante e ter orgulho nisso!!!

Agora o "animalocentrismo" é moda!!!!!! Talvez essas pessoas nunca ouviram falar que a morte do mais simples dos animais pode mudar todo o nosso ecossistema!!! Aliás, mesmo com provas de que isso é possível preferem fechar os olhos. Talvez ainda não se tenham apercebido de que a sobrevivência humana depende de todos os outros animais!!!!!

Há quem diga que os touros são criados apenas para este objectivo...talvez essas pessoas queiram estudar um pouco de produção animal antes de dizem a maior das asneiras das suas vidas!!!

Para outros que pensam que o animal sofre no matadouro, aconselho-vos a fazer uma visita a um!!! O sofrimento do animal tanto durante o seu crescimento, como na sua morte é punido pela lei! O mesmo não acontece nas praças de touros!

Uma coisa é fazer produção animal dentro da lei para uso alimentar exclusivo. A nossa sobrevivência depende disso. Temos as tecnologias para que o animal não sofra e tenha as melhores condições de vida possiveis. Outra coisa é levar um animal para uma chacina, para puro divertimento do povinho!!!

Anónimo disse...

A ignorância pesa sempre na balança da conservação!!!

Anónimo disse...

Penso que não me percebeste Grunfo!!!
Ou se mata para se sobreviver ou se mata por divertimento. A lei de que falei em relação ao sofrimento animal de facto existe, mas infelizmente é respeitante à matança em relação à alimentação!!!!! Quanto a experiências laboratoriais já foi provado que os animais não são, normalmente necessários e leis estão previstas para isso!!! Agora, quanto à matança por divertimento infelizmente ainda nada foi feito...e é por isso que nos manifestamos!

Anónimo disse...

A preocupação da lei, para os animais de matadouro, não fala apenas em termos de higiene. Eu trabalho todos os dias com animais, tenho um curso em produção animal e conheço muito bem as leis a esse respeito!
As leis, em relação à matança no matadouro visam o bem estar do animal para melhorar a carne do animal, ou seja, está provado que um animal mais bem tratado e com melhores condições, produz mais e melhor alimento de qualidade! E o bem estar não é apenas uma preocupação no momento da morte (todos eles são atordidos de forma rápida e indolor para que não sintam qualquer dor), mas também durante o período da sua criação!

Quanto a animais de laboratório...se não conheces as várias alternativas para o não uso de animais em laboratório, a culpa não é minha! Aconselho-te a ler mais! Só depois disso é que te posso considerar apto a opinar sobre as consequências disso e dos retrocessos (?!?!) que isso pode ter.
A crueldade desnecessária não é um conceito difícil...o que é difícil é abdicar do dinheiro que todo esse jogo sustenta. E achas que esse dinheiro vai para ti e para outros iguais a ti?!?! Tu só ajudas a que outros fiquem ricos à tua custa e o que eles te oferecem!?! Um espectáculo de carnificina!!!! O que enfrentamos aqui não é, nem nunca foi, um problema de tradição....mas sim um problema de demência!

O que podemos concluir de tudo isto? Que o desenvolvimento do Homem, considerando todos os níveis, é melhor e mais rápido aquando do não uso de violência animal!!!!!!!

Goldmundo disse...

Tapores (e todos): leiam o espantoso romance do Coetzee (o Prémio Nobel de há dois ou três anos): "As vidas dos animais".

O problema é muito maior do que o das conquilhas na água fria.

Anónimo disse...

Primeiro, Bem Estar Animal é diferente de Higiene e Sanidade Animal!!!!!!!

Segundo, não parto de presupostos, apenas verifico a ignorância duma pessoa pelo seu discurso e a tua é bem óbvia!