terça-feira, 27 de março de 2007

"The Sin Eater"/"The Order" (2003)



"The Sin Eater" (também chamado "The Order") é um filme que pretende classificar-se na área do terror/fantástico mas mais não consegue que colar-se à temática do clássico "Exorcista" sem qualquer semelhança de efeito.
O tema poderia ser polémico se tivesse pernas para andar. Um ser mortal pode dar a absolvição, indispensável para entrar no reino dos céus segundo a igreja católica, mas sem a intervenção de Cristo. Esta heresia é nada mais nada menos do que substituir-se ao Salvador. E seria de facto polémico se tivesse as tais pernas, que não tem, e isto fosse muito bem explicadinho. Falta dizer como é que qualquer badameco desata por aí a comer pecados, dar absolvições e mandar as almas para o Céu. (Será talvez para a sequela, que Deus nos valha?...) De onde vem esse poder? Do Diabo? De Deus? Do homem? Eis algumas perguntas que a incipiente abordagem à filosofia teológica tentada durante o filme não consegue responder, e nem para tal se esforça.
Pelo entretenimento, e pelo sexo interessante entre o padre e a pupila (a recordar o nosso "Crime do Padre Amaro" mas menos trágico),

14 em 20.

8 comentários:

Goldmundo disse...

14 em 20, depois de uma apreciação dessas?! :P

vejo muito poucos filmes desses. Mas tenha a ideia de que, para além do Exorcista e do Rosemary's, não há nenhum grande filme de terror na secção diabo/mal/almas.

Há bons filmes de fantasmas, de vampiros, de monstros-do-pântano. Mas o mal é sempre caricato. Para mim, que sou paranóico, isso aliás tem lógica. Muita lógica.

Goldmundo disse...

Esqueci-me do Omen. Embora não sei porquê não o tenha apreciado por aí além. Mas sim, está bem feito.

katrina a gotika disse...

Abaixo de 15 é tudo mau. Tenho notado que os filmes que classifico andam nos 12 ou 14 ou sobem aos 20. Se calhar dos outros não gosto de falar. Pode ser isso.

katrina a gotika disse...

Ao Exorcista dava 20.

Rosemary's Baby, também, ou 19.

The Omen é coisa para 16/18.

C. J. disse...

14 já é uma nota boazita, pah! olha pelo menos a capa é engraçada :)))

katrina a gotika disse...

Pois, o actor merece os 14. :P

spring disse...

olá

se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

bom fim-de-semana

paula e rui lima

Klatuu o embuçado disse...

Bom para quem tenha insónias... é um belo soporífero! :)