sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Um Natal Assombrado, um conto de Patrícia Morais

“Um Natal Assombrado” é um conto de Natal para pessoas que gostam do Natal. Eu odeio o Natal e isso prejudicou-me a leitura, mas tentei focar-me noutras coisas.
Aqui está outra boa história de introdução ao universo iniciado em ”Sombras”. Os caçadores de Diabolus Venator celebram a quadra natalícia, mas até no Natal existem gnomos maléficos a fazer maldades. Se calhar Patrícia Morais não quis entrar muito nestas “maldades” para não estragar o espírito festivo do conto, mas, por exemplo, uma criança é comida, “off-screen”, por um ogre. Não vemos, apenas somos informados.
Lilly tem saudades da família que perdeu, e ao mesmo tempo começa a sentir atracção por um dos caçadores lá do sítio. Existe alguma culpa própria ao luto, de quem sofre remorsos porque a vida continua, mas este é um conto muito levezinho que não se mete em grandes dramas.
Não posso deixar de mencionar que para o tamanho do conto (mesmo muito curto) apareceram tantas personagens que só consegui memorizar uma ou duas, e uma delas porque já tinha lido “Correntes” e já tinha estabelecido uma simpatia com ela. Tenho acompanhado a escrita da Patrícia Morais e congratulo-me por ver como a escrita dela tem vindo a evoluir. Aqui ainda se nota muitas vezes a tendência de escrever um português que parece uma “tradução do inglês”, com expressões idiomáticas que não existem na nossa língua e que eu só percebi porque efectivamente sei de onde elas vêm, mas que causa solavancos dispensáveis na leitura. Neste e noutros aspectos, a escrita da autora tem melhorado de obra para obra. Publicado em 2015, “Um Natal Assombrado”, lamento dizê-lo, não é o melhor que Patrícia Morais tem para oferecer hoje em dia. “Correntes”, em todos os aspectos, está muito melhor.
Mesmo assim, este é um continho de Natal, Young Adult e simpático, que ajuda à introdução ao universo dos Diabolus Venator. Um universo um pouco adolescente demais para o meu gosto pessoal, mas tenho esperança de que coisas melhores virão da autora.

Todos os livros na página da autora: patricia-morais.com/livros

Os livros podem ser adquiridos aqui: www.wook.pt/autor/patricia-morais/3233784

 

Sem comentários: