quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gotika: arquivos Junho 2004

junho 07, 2004

“Mulholland Drive”: A poesia filmada




David Lynch. 2001.

Ficar em casa num sábado à noite para ver um filme não faz parte dos meus hábitos. Mas ainda não tinha visto “Mulholland Drive”. Dou o tempo por mais que bem empregue. Não é todos os dias, anos, décadas, que se vê um filme assim.
Há muito tempo que David Lynch deixou de ser “bom”. Passou o estatuto de excepcional, de genial, e agora não faz cinema, faz poesia fílmica.
A piada desse ano, na gala dos óscares, foi: “criámos uma nova categoria para quem entendeu ‘Mulholland Drive’”. Digo eu que os últimos filmes de David Lynch não são tanto para compreender logicamente como para interpretar. Cada cena fala por si, como cada poema de um mesmo livro. Se por acaso o primeiro poema fizer algum sentido em relação ao último, é interessante, mas não obrigatório.
O que se passa em “Mulholland Drive”? Um sonho? O último voo da imaginação à beira da morte? Uma sequela das referências já lançadas em “Lost Highway”? Espera-se uma trilogia? Na verdade, não importa. Como se diz o filme, “tudo é ilusão”. A própria memória que temos das nossas vidas pode não passar da ilusão de uma série de imagens mais ou menos ficcionadas que por qualquer razão decidimos guardar para revisitar mais tarde. A continuidade, a rotina, o dia a seguir ao outro, isso raramente guardamos e se o fazemos é porque esse todo ajuda a recordar uma parte especial.
Sim, a parte, aqui, é mais importante do que o todo. Cada imagem é por si só uma história completa.
Nem toda a gente gostará do estilo. Devem-me perdoar até uma certa falta do entusiasmo que David Lynch merecia mas acontece que é um amor antigo. Quando se ama algo/alguém há muito tempo, a reacção já não é tão efusiva como nos tempos de paixão... E quanto a mim, David Lynch - que é simplesmente o autor do meu filme preferido, “O Homem Elefante” - pode agora dedicar-se tranquilamente à sua poesia de sombras, medo e beleza. Eu continuo a “lê-lo” com todo o prazer.

Publicado por _gotika_ em 07:06 PM | Comentários: (6)

Sem comentários: