sábado, 27 de outubro de 2007

Lilith em Escorpião

Esta Lua revela uma predisposição para as crises existenciais, para a depressão e angústia, ou mesmo tendências autodestrutivas. (...) Predispõe ainda o indivíduo à obsessão pela morte, mas, curiosamente, sem medos nem rejeições: sente um estranho fascínio por essa "viagem", que considera como uma espécie de caminho de iniciação espiritual.

In "Boa Estrela", Setembro

Se isto não é a definição da alma gótica, daquele "sentir" que inspirou artistas e assombrou infelizes desde que o mundo é mundo, muito antes da música, muito antes das roupas e do que somos hoje, então não sei o que é. Para mim, ser uma alma gótica é ser isto.

9 comentários:

katrina a gotika disse...

A toda a gente que me tem escrito, aqui nos comentários ou por email, a perguntar qual é a minha definição de gótico, não procureis mais. Aqui está.

Penemue disse...

Boa analogia.
Tenho de concordar, é uma Lilith que está "em casa", em Escorpião.
...Eu tenho a minha em Peixes, a Lilith dos místicos, dos clarividentes, dos médiuns e dos esquizofrénicos com tendência a complexos messiânicos. E onde está ela? Na casa 4...Não fosse esta Lilith a definição do Ethereal Goth com o qual me identifico até certo ponto, desejava era ao anestesista que se atrasou meteorismo e halitose crónicas.
Estúpido...
Ah, é verdade, esta Lilith em Peixes também confere ao individuo algum jeitinho para as artes e tendência a fazer-se de vítima, por isso ignora a parte da culpa foi do anestesista que se atrasou, antes esta Lilith em Peixes que uma Lilith em Aquário.
Já acho que não jogo com o baralho todo, dado o resto do embróglio que é a minha Carta Natal, só me faltava ser também uma hacker eco-terrorista e ter na mesa de cabeceira o Anarchist Coock Book...



Abraço

Penemue disse...

Ah, esqueci-me de completar, a tua analoia está muito bem feita, o Ser Gótico, quanto a mim, tem muito de Escorpião e muito de Carangueijo, especialmente se fôr um Sol em Carangueijo na Casa 8.

Depois gostava de saber se concordas ou não.

Abraço

Goldmundo disse...

"Lilith" é um nome estranho para a Lua, Peneume. Principalmente a de Peixes.

Penemue disse...

Goldmundo, como achei o teu comentário/desafio bastante inteligente, deixo-te aqui um breve trecho sobre a Lilith, ou Lua Negra.
Embora me interesse bastante por astrologia, penso que este pequeno excerto se explicará a Lua Negra e o que é bem melhor que eu. Cá vai:

"A Lua Negra não é um corpo celeste, mas sim o foco vazio da órbita da Lua em torno da Terra. Sua posição no mapa pode indicar sentimentos de falta, assim como o lado sombrio e escabroso da personalidade".

Por Raul V. Martinez

Como vez, em Peixes ou noutro signo qualquer, o facto de á Lua Negra ser chamada Lilith tem o seu background judaico-cristão. Usa-se a lenda para ilustrar o "efeito".
E em Peixes tem muito de perda, tem muito de ligações obscuras e confusas com aspectos do subconsciente que de bom grado dispensaria.


Abraço

Penemue disse...

Como vês, não como vez...Peço desculpa pelo duplo comentário mas foi a minha vez de me corrigir ;)

Goldmundo disse...

Pois... eu fiquei sem saber a quem se refere o artigo que a gotika transcreve, se à Lua se à Lua Negra. Eu acho que seria uma boa descrição para a Lua em Escorpião (na verdade, uma boa descrição para o Escorpião em si, e não para qualquer planeta nele...)

temo muito a astrologia das revistas.

Mas se falas mesmo da Lua Negra (isto é, se é ela que está em Peixes e não a Lua no teu mapa) diria que mais do que o signo deverás ter em conta quem "bate" lá (os "aspectos", como se diz).

E Lilith-ela-própria pode vir de magos judeus, mas nada tem de cristão :) É uma versão para crianças de Artémis-Diana, basicamente...

abraço

katrina a gotika disse...

Penemue:

Acho que o único signo que tem algo a ver com a definição de gótico é mesmo o Escorpião. Tudo o resto é muito positivo.


Goldmundo:

Lilith é a lua negra, como foi explicado acima, um ponto imaginário no tema astral, de que pouco se fala mas que tem mais importância do que eu pensava. E eu gosto muito destas coisas.

Penemue disse...

Gotika, uma sugestão:

Soleil et Lune Noire ou les états angéliques et les lieux infernaux

Autor: Hadés, Editions Bussière

Acho que vais gostar muito deste livro.
É um must para se perceber o que é e o que "faz" a tal Lua Negra, essa Lilith profunda e obscura, intemporal, como os deuses de H.P. Lovecraft.

Abraço