domingo, 18 de fevereiro de 2024

December Boys / Os Rapazes de Dezembro (2007)

Quatro órfãos, todos nascidos em Dezembro, são convidados por um casal idoso e caridoso a passar umas férias à beira-mar longe do orfanato. Três deles ainda são miúdos (onze anos no máximo?) e ainda querem uma família acima de tudo, mas o mais velho, Maps (interpretado por Daniel Radcliffe = Harry Potter), tem no mínimo 14 anos, talvez mesmo 15 ou 16, e interesses mais adultos.
A experiência da liberdade à beira-mar, para os órfãos, é emocionante o bastante, mas toma contornos mais excitantes quando conhecem um casal sem filhos que pensa em adoptar um deles. Todos competem para ser adoptados, excepto Maps, mais interessado na filha do vizinho e quase pronto para a vida adulta em que a ideia de ter pais já não o seduz.
Este é um filme sensível, quase tirado da vida real, onde há muitas ocasiões para chorar. Eu própria dei por mim com lágrimas nos olhos uma ou duas vezes, e se calhar não as mais previsíveis.
Melhor do que falar sobre o filme é mesmo vê-lo, e recordar as crianças que nós (os mais velhos) fomos numa época diferente, mais difícil, mas ao mesmo tempo mais livre e menos protectora.

16 em 20

Sem comentários: