domingo, 26 de fevereiro de 2023

Colosseum / Coliseu (2022)


“Colosseum” é um documentário dramatizado do canal História em que se acompanha o coliseu de Roma desde o apogeu à queda do Império Romano.
Aconselho vivamente a toda a gente que se interessa pelo tema, mas advirto que algumas das cenas dramatizadas contêm um realismo e brutalidade a nível de um “Spartacus” e podem perturbar pessoas sensíveis.
Tudo o que se passava naquele Coliseu, afinal, é bastante perturbador para a mentalidade moderna. Eram jogos de morte a que os romanos iam assistir por diversão de manhã à noite, que incluíam “lutas” com animais ferozes (curiosamente os “jogos” menos considerados e remetidos para a manhã), execuções de criminosos à hora do almoço, e, finalmente, o espectáculo mais aguardado: os gladiadores.
A mim perturbaram principalmente todas as cenas que incluem os animais, desde o martírio dos cristãos ao martírio dos animais propriamente ditos. Tudo isto, para nós, é de um sadismo incompreensível. Aprendi, por exemplo, que os Romanos caçaram tantos milhares de animais para o Coliseu (e para outros jogos pelo Império fora) que alguns séculos depois o Norte de África tinha perdido algumas espécies para nunca mais as recuperar. Isto dá-nos uma dimensão da grandiosidade e importância com que Roma encarava os jogos. As feras (leões, leopardos, chitas) eram os animais mais apreciados para o “espectáculo”, mas rinocerontes, crocodilos, e até avestruzes (em suma, tudo o que parecesse exótico) eram igualmente procurados. Também aprendi que os animais mortos na arena eram depois cozinhados e comidos pelo público. Nunca me tinha passado pela cabeça. Na minha matriz de pensamento judaico-cristão sempre considerei estas mortes na arena como sacrifícios, interditos a serem comidos por cristãos porque “sacrificados a ídolos”.
Por falar nisso, também é interessante e irónico que o Coliseu, onde os Romanos tentaram aniquilar os cristãos de uma vez por todas, se tornou o maior palco para a divulgação do Cristianismo que viria a dominar o Império que o quis derrotar.
O que mais me espantou foi a própria construção dos subterrâneos do Coliseu (o Hipogeu). Também nunca pensei que se conseguisse tal obra de engenharia à altura, escavada nas fundações do enorme Coliseu depois de este já ter sido construído à superfície. Inacreditável! A cultura Romana levava os jogos muito a sério.
Os documentários do canal História têm tido a tendência de explorar o sensacionalismo (extraterrestres, sobrenatural, etc) mas este, parece-me, é de bastante qualidade. O canal tende a repetir as séries periodicamente, é uma questão de estar atento.

Sem comentários: