segunda-feira, 16 de setembro de 2013

“O Livro dos Espíritos” – Existência de Deus, Panteísmo

Capítulo PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus? [pergunta]
– Num axioma que aplicais às vossas ciências não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão vos responderá.

Para acreditar em Deus, basta ao homem lançar os olhos sobre as obras da criação. O universo existe, portanto ele tem uma causa. Duvidar da existênia de Deus seria negar que todo o efeito tem uma causa e admitir que o nada pode fazer alguma coisa. [Allan Kardec]

Palavras de 1857. Os cientistas actuais têm uma teorias ainda mais estranhas do que “o nada” sobre o início do tempo e da matéria.

Eu tenho uma ideia melhor. Perguntar-Lhe directamente se Ele existe.
Porque não? Quanto aos crentes, porque temem admitir a Deus a sua dúvida? Excepto se não o consideram Bom, e temem a sua Ira. Quantos os descrentes, se Ele não existe, o que se perde em perguntar-Lhe? Excepto se temem receber uma resposta.
Em ambos os casos, tenho reparado que a esmagadora maioria das pessoas tem medo de Lhe perguntar.
Eu não tive. Mas isso é entre mim e Ele.


Capítulo PANTEÍSMO
E o que pensar da opinião de que todos os corpos da natureza, todos os seres, todos os globos do universo, seriam parte da Divindade e constituiriam, pelo seu conjunto, a própria Divindade, ou seja, o que pensar da doutrina panteísta? [pergunta]
– O homem, não podendo ser Deus, quer pelo menos ser uma parte d’Ele.

Fala-se da ideia de que Deus é tudo e está em tudo e tudo é Deus. O diálogo prossegue com a resposta dos espíritos de que Deus não pode ser ao mesmo tempo o Criador e a Criação, porque não é lógico. (A doutrina espírita é, na minha opinião, solidamente lógica, daí o principal motivo por que me atrai.)
A mim não causa impressão que ambas as teorias possam estar correctas. Concebo que o Criador possa ser ao mesmo tempo a Criação, pois, ao criá-la, quem sabe se Deus não é um Ser capaz de pôr uma parte de si em tudo, sendo, ao mesmo tempo, o Criador e a criatura?... Não sei de que "essência" Deus é feito, se é que se pode até falar nestes termos, que Deus possa ser feito de alguma coisa, como o homem. Talvez nos ultrapasse completamente. Pelo que, como disse, concebo que ambas as teorias possam estar correctas sem serem sequer contraditórias. (É por ideias destas que, como expliquei a princípio, não consigo "funcionar" com religiões, doutrinas e muito menos dogmas. Concebo demasiadas hipóteses para me conseguir restringir a uma só.) De Deus só sabemos, agora, que não é um velhinho de barbas brancas sentado algures no universo a olhar cá para baixo. À parte isso, não sei mais nada sobre do que Ele é feito e se pode estar em tudo, literalmente, ao mesmo tempo. Ultrapassa-me.
Na verdade, não é algo que me preocupe muito saber: onde está Deus. Nunca fui de bisbilhotar. Deus interessa-me, sim, e muito, porque sempre quis saber as respostas. A verdade. Mesmo que a resposta seja "criei-vos e a todo o mundo que podem ver porque certo dia me deu na Toda-Poderosa mona, mais nada a acrescentar". Até essa era uma resposta. Desde que seja a verdade.

Existe mais a comentar sobre este tema quando se falar do regresso da alma ao todo de Deus, como algumas doutrinas defendem actualmente.




2 comentários:

Fashion Faux Pas disse...

Tb não tive medo de perguntar.
http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

katrina a gotika disse...

E também fica entre ti e Ele?