quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

The Skeleton Key / A Chave (2005)



Em New Orleans, essa mítica e mística cidade, uma assistente de geriatria vai trabalhar para um casal de idosos cujo marido, vítima de trombose, se encontra incapacitado de andar ou falar. Depressa a bem intencionada jovem percebe que algo de errado se passa e que o grande casarão senhorial junto aos pântanos da Louisana guarda muitos segredos. Apesar de ter em seu poder a chave mestra que supostamente abre todas as portas, entregue pela própria dona da casa, tem razões para desconfiar de um misterioso quarto no sotão que permanece fechado. Ao mesmo tempo, começa a perceber que o seu paciente tenta por todos os meios pedir ajuda para fugir da casa e da mulher. Suspeitando de crime, a jovem resolve investigar e descobre que a mansão está envolvida numa história antiga de horror à volta de dois criados negros, mestres de "hoodoo" (magia mais negra do que o vudu), e que que há razões para temer a sua vingança do Além... ou de bem mais perto do que se poderia pensar.
Além de abordar um dos temos preferidos de H. P. Lovecraft, o "roubo" de corpos, e de ser igualmente delicioso para todos os leitores de Anne Rice, o grande trunfo deste filme é algo tão bom que já nem se faz: manter o suspense até ao último minuto e terminar daquela forma imprevisível que nunca mais nos sai da cabeça.
De salientar, também, mais uma grande interpretação do veterano John Hurt que com o maior dos profissionalismos e talento não descura a qualidade a que nos habituou seja num filme dito "sério" e candidato aos óscares ou no mal amado cinema de terror.


15 em 20

4 comentários:

Escabroso disse...

Por acaso vi esse filme na televisão, sem querer e sem saber o que era, e adorei. O final é mesmo daqueles que já não se encontra facilmente e faz querer rever o filme para apanhar os detalhes que só se apanham quando se sabe o fim. Muito bom.

katrina a gotika disse...

É isso mesmo!

Silvia disse...

Vi o filme pela primeira vez numa qualidade muito manhosa de internet. Revi-o dessa vez que deu na televisão, descortinando os tais detalhes que o escabroso referiu. É uma delícia.

Ana Oliveira disse...

Gostei muito de ver este filme. Vi-o na tv e realmente mantém o suspense até ao fim...