terça-feira, novembro 14, 2006

Última chamada

Tenho andado ausente, a trabalhar num projecto pessoal. Agora quero voltar à vida, se a vida ainda me quiser de volta. (Outro dia dei por mim a pensar se alguns de nós não seremos também demasiado sobrequalificados para esse trabalho em particular, mas essa seria outra história que não para este momento.) Já não tenho muito tempo. Dentro de meia dúzia de anos, estarei morta. Não digo "morta" no sentido literal, porque isso pode ser até mais cedo ou muito mais tarde, mas há uma altura na vida em que o velho cavalo de corrida acusa sinais de ter pela frente a última temporada, e depois, com alguma sorte, pode aspirar a uma vida tranquila de estábulo e manjedoura até ao resto dos seus dias... Mas sejamos francos. Quem nasceu para correr morre quando no dia em que as pernas páram.
Como é que eu vou fazer isto, voltar para a vida? Trago atrás de mim a vergonha como uma sombra... Não foi fácil conformar-me com isso. A maior parte das pessoas finge que quer mesmo tudo o que tem e que está satisfeito. Eu não sou assim. Então como é que se volta para vida com uma sombra de vergonha atrás?
Como é que se volta para a vida quando não se tem a certeza se ainda há lugar... para algo... como eu?

Etiquetas:

8 Comentários:

Blogger gotika disse...

Ok, parece que o problema era do Blogger e não do meu blog. Agora já se pode postar.

14/11/06 12:53  
Blogger caledonia-bay disse...

Sobrequalificada, nascida para correr, algo ... como eu, e sempre "self-involved"! Será que quer que tenhamos pena de ti com a sua velhice perante uma morte antecipada? É a intenção deste blog?

Quando é que comece a pensar nos demais?

Caledonia

14/11/06 16:38  
Blogger carlosrlopes disse...

Na vida há lugar para todos e quanto à vergonha...ela é a expressão do nosso descontentamento com as nossa incapacidade para lidar com as fraquezas, o que significa que existe honestidade intelectual.
Xicoração.

14/11/06 19:42  
Blogger Romanticida disse...

A vergonha é um luxo a que nos damos.



{yuna}

14/11/06 21:47  
Blogger gotika disse...

Quando é que comece a pensar nos demais?

E com todo o respeito, ó caledonia-bay, e quando é que te vais foder?

Peço desculpa aos restantes comentadores mas este gajo é chato pra caralho. Não deve haver coisa pior do que ser um ganda chato.
Palavra de honra, se há coisa que de que eu não gosto é de chatos, sempre a melgar, sempre a melgar.
Pá, não gostas, não leias. Mas tu és chato, chato, chato. Vai pregar aos teus amigos se é que alguém tem paciência para te aturar.

15/11/06 01:36  
Blogger Goldmundo disse...

Olá. gotika. Deixa lá o caledonia, é apenas SPAM :)

Pois, os cavalos velhos. Isso toca-me. A ver vamos. E queria só falar na vergonha a seguir, mas as coisas vêm misturadas... A vergonha (ou uma parte dela) é o lado sombrio de uma outra coisa chamada "honra". Isto dizem os sociólogos: as sociedades antigas (e as organizações que tentam fazê-las sobreviver, a mafia tradicional, por exemplo) vivem do par honra/vergonha. Tempos em que nem todas as coisas tinham preço. E a honra - é dela que queria falar - é sempre o apanágio dos cavalos velhos, e por aí se distinguem, também, os puro-sangue e as pilecas. "Nem esperança nem medo", era a divisa de um principe francês antigo, e o klatuu ensinou-me (aqui no teu blog, há muito tempo) que antes disso foi uma frase grega ou romana.

No voltar... quanto ao voltar, não posso dizer muito. Talvez se tenha perdido, nos apontamentos tomados pelos apóstolos, uma pequena parte do sermão da montanha:

"felizes aqueles a quem nada foi dado, porque sempre terão que dar".

Dark kiss.

15/11/06 12:35  
Blogger gotika disse...

Quem não sente vergonha numca soube o que foi sentir honra, ou é tudo uma questão de tempo?

16/11/06 20:53  
Blogger Goldmundo disse...

Quem nunca sentiu vergonha dificilmente saberá o que é a honra, sim.

Não falo da vergonha tola do género da da Biblia: "viram que estavam nus, e envergonharam-se". Mas tu também não.

20/11/06 14:03  

Enviar um comentário

Links to this post...

Criar uma hiperligação

<< Home



Animais de Rua - Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar

União Zoófila

Powered by Blogger




site search by freefind advanced




My blog is worth $22,017.06.
How much is your blog worth?