Tenho recebido mails de muitas pessoas que também não dormem de noite.
Algumas têm tentado dar conselhos, outras têm pedido conselhos.
Para as que pedem conselhos só tenho uma coisa a dizer: EU TAMBÉM NÃO SEI. Quem me dera saber. Os próprios médicos não sabem. É uma área nova que só muito recentemente começou a ser estudada. Por exemplo, os efeitos secundários da melatonina ainda não estão estudados. Muitas companhias farmacêuticas dizem, portanto, que não tem efeitos secundários. Esquecem-se de acrescentar "conhecidos".
Posso dizer, aos mais novinhos, isto é, aos adolescentes, que na adolescência nós passamos por períodos estranhos que têm motivos hormonais (obviamente, a tal história das hormonas aos pulos) e psicológicos. Aparecem períodos de depressão, de ansiedade, de medo de não estar à altura do outro, de medo de não ser aceite, e também de insónias.
É também verdade que na maioria dos casos o DSPS (Delayed Sleep Phase Syndrome) se manifesta durante a adolescência. (Não no meu caso, em que se manifestou desde o primeiro dia de vida fora do útero e talvez até dentro.)
Mas pode não ser DSPS (Delayed Sleep Phase Syndrome).
O meu único conselho é que vão ao médico, falem com o médico, insistam, insistam, insistam. Moam-lhe a cabeça com os sintomas. Não sejam meigos. Insistam mais e mais.
Para os mais crescidinhos que me lêem e que têm amigos médicos, que tal pedirem ao vosso amigo médico para traduzir esta página para português: DSPS (Delayed Sleep Phase Syndrome)? Sempre era uma ajuda. Isso, sim, valia a pena. Eu posso ajudar com o inglês mas preciso de ajuda com os termos técnicos. Alguém disponível? Eu posso colocar a página online e tudo. Só não me atravo a traduzir por causa dos termos técnicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário