quinta-feira, 23 de junho de 2005

75 euros

Para o menino que uma vez me perguntou "O qaue tens a perder em ir ao médico?" (aliás, para os meninoS:)

75 euros!!!



Ontem fui a um neurologista especialista em distúrbios do sono. Estava bem informado e conhecia o DSPS (Delayed Sleep Phase Syndrome), a que chamava "atraso de fase", (muito bem, sabe do que fala), e penso que percebeu a seriedade do meu caso. Disse-lhe que de facto ando a tomar melatonina e, apesar de ter tomado, antes de ontem, 7mgs (que é muito, mesmo muito!), não faz efeito.
Eis o tratamento:
"Deixe de tomar comprimidos para dormir, deixe de tomar tudo. Tem que ser normal. Deite-se cedo e levante-se cedo."

Por momentos, ali, estive para desatar a chorar ou desatar a rir. Não sabia bem. Mas mantive-me séria.

"Se eu conseguisse fazer isso com a minha força de vontade, não estava aqui." (75 euros, porra, vai roubar para a estrada!)

"Mas eu não tenho pílulas mágicas, nem soluções, nem sou a Senhora de Fátima, não faço milagres".

"Então estou lixada.", disse-lhe.

Basicamente, o que ele me disse: não pode fazer nada. A única coisa que pôde fazer foi cobrar a consulta. O que eu nem sequer acho ético. E não beneficia nada a ideia negativa que eu já tenho dos médicos em geral, psicólogos, psiquiatras e neurologistas em particular (mas os outros também não são melhores).
Nem quis experimentar um tratamento. Nem quis pedir exames. Só quis o cheque.
Fantástico. É isso mesmo que eu preciso.

Então, não há ajuda. Então vai ser assim: lavo as minhas mãos. Pedi ajuda a quem podia ajudar-me. Se não há ajuda, estou entregue a mim mesma. Então, o meu estilo, as minhas regras.
Acabou-se o sentimento de culpa. Falei com o meu patrão e disse-lhe como era. Há dias em que vou conseguir, há dias em que não vou conseguir. Vai haver dias melhores e dias piores. É assim e não há volta a dar-lhe.
Ele aceitou.

Mas já não me importo. É uma guerra. Não vou fazer um inimigo de mim própria, era só o que faltava, como se este mundo cão não estivesse cheio de gente com ganas de me enterrar viva. É uma guerra.

Ontem estava naquela nebulosidade incrédula do que tinha ouvido. Hoje sinto-me abandonada, revoltada, furiosa. Sempre que precisei de ajuda nunca pude contar com a sociedade, nunca! Já não digo o mesmo dos amigos que estão sempre (ou quase) disponíveis para me ajudar. Aliás, neste país, quem não tiver amigos está fodido.

Façam amigos! De preferência amigos ricos! Ou morram!



Gostava de poder imigrar mas com as merdas de saúde que tenho nem me atrevo. Então vou ficar por aqui, a seguir o exemplo do que dizia nos comboios da CP há uns anos atrás: "Esta carruagem é sua. Destrua a sua parte."

Estou tão revoltada! Tão revoltada!
Talvez amanhã me sinta melhor. Pelo menos agora sei exactamente com o que posso contar. Ou melhor, com o que não posso contar. E que os comprimidos para dormir são o melhor milagre que já inventaram. A melatonina faz enxaquecas (e não funciona no meu cérebro, azar).

Para aquelas pessoas que me contactaram com os mesmos problemas de sono, se não sabem ainda eu tenho um grupo no MSN:

http://groups.msn.com/GotikaBlog

Podem sempre tornar-se membros para podermos trocar impressões e tácticas de guerrilha. Não fiquem à espera de ajuda. Não vai haver ajuda. É cada um por si.

Agora percebo que estou a ficar farta. Odeio este país. Odeio MESMO este país. E odeio os parasitas que nele e dele vivem. Tudo o que vejo são os resultados de um país estrangulado.

Estou mesmo furiosa!

Sem comentários: