sábado, 14 de novembro de 2009

nv4_disp infinite loop error BSOD



Aqui há uns dias o título deste post seria para mim também chinês. Durante os primeiros tempos, o BSOD (Blue Screen Of Death) que me aparecia não incluía o "file nv4_disp". Quando este começou a aparecer, o motivo dos meus problemas tornou-se mais claro.
Tirei uma fotografia e deixo aqui a informação que pode ser útil (ou melhor, não pode ser útil) a toda a gente que usa placas gráficas com software NVIDIA.
Fiz uma busca exaustiva na net, inclusive nos foruns da NVIDIA, e acontece que este software causa este erro por variados motivos. Uma vez instalado, não há "fix". Nada, mesmo nada, o resolve. Nem a reinstalação do Windows. As únicas pessoas que o resolveram fizeram-no da seguinte forma: compraram uma nova placa gráfica, uma nova motherboard, ou ambas.

Passei da fase do lamento "Oh meu Deus, Oh meu Deus, o meu computador está estragado, o que é que eu vou fazer?!", para a fase da alegria: "Yupi, vou ter um computador novo!"

Portanto, pessoal, se alguma vez tiverem de escolher placas gráficas, façam questão de realçar que não querem software NVIDIA (especialmente gente viciada em jogos), ou serão mais tarde ou mais cedo confrontados com o sinistro "nv4_disp infinite loop error BSOD". Não foi este o meu caso, mas o resultado é o mesmo. Não há solução, não há "fix". O que há é arranjar uma placa nova.

21 comentários:

skunkie disse...

Quero um café pelo meu bitaque :P

cruxsioux disse...

Olá. Posso dar uma dica antes de comprares um computador novo? Há uns tempos tive o mesmo problema com o meu computador, é de facto muito lixado. O que eu fiz foi formatar o pc, descarregar o Ubuntu (é grátis), instalar o Ubuntu e depois instalar o Windows novamente. Deu-me muito trabalho, mas ao fim de pelo menos 20 tentativas (e isto foi no verão no meio do Alentejo a 40 ºc :P) consegui finalmente recuperar o windows. Depois foi só voltar a meter os drivers. Mas se não quiseres estar com tanto trabalho, a ideia de um computador novo é sempre boa :) Fica bem

I Am No One disse...

Quando adquirires a máquina nova, arranja uma caixa barata e remonta o teu pc antigo... Um "Blue Screen of Death" fica sempre bem em qualquer quarto... ;) E placas gráficas... a ATI até é mais barata...

1.01 disse...

INVIDIA
em italiano quer dizer
Inveja, um dos pecados mortais
pelos vistos também do software

(o post está lindíssimo)
bj*

I Am No One disse...

Ana,
Com uma resposta dessas quem sou eu para desmentir ;)

katrina a gotika disse...

Lamentavelmente, confesso, eu não sei formatar discos e não percebo nada de hardware. A nível de hardware o máximo que sei fazer é abrir a caixa e olhar lá para dentro. São muitos fios!...
Tenho andado a ver se arranjo um disco novo (e maior) em leilões mas sou confrontada com a minha ignorância. As coisas actualizaram-se muito. Qual é a diferença entre um disco de 2.5 e de 3.5? Também parece que preciso de "fios" sata e os meus são "eide". Isto é muita fruta. No meu tempo só havia um tipo de disco. Não me entendo com esta merda. Vai mesmo para o técnico.

katrina a gotika disse...

Cara Ana, muito obrigada! Infelizmente o link de slides não é suficiente para mim, até porque tenho dois discos e é preciso organizá-los (sou tão maluca por segurança que não confio num disco só -- bastou-me aquela vez em que o único disco fritou). Mas algures também já li que já há um sistema sem master/slave? Tudo isso para mim é novidade. Sim, no meu caso, tendo em conta a idade dos componentes, é preciso mudar toda a arquitectura da coisa. Aposto que até as placas de memória (tipo lego) já assentam em bases diferentes. Eles também já fazem isso de propósito para obrigar as pessoas a comprar tudo novo. São piores que os vendedores de carros. ;)

Então um disco de 3.5 é para um PC, que é o meu caso? Posso comprar à vontade? (Acho que este meu desconhecimento vem do facto de que da última vez que comprei um disco não havia portáteis como há agora, logo a questão nunca se pôs.) Obrigada pelo esclarecimento.

Quanto à honestidade/competência do técnico... pois, aí é que a porca torce o rabo, porque não houve uma única vez que mandasse configurar um computador numa loja que não tenham feito merda da grossa. Só de pensar nisso estremeço. Por isso, desta vez, o senhor que venha ao domicílio, de onde não sai até que tudo esteja bem... ou não recebe. Lojas, nunca mais!

katrina a gotika disse...

Uma vez levei o PC antigo a uma loja, dei-lhes dois discos rígidos, um dos quais virgem e a estrear, dei-lhes o CD do sistema operativo e disse-lhes: é para comprar tudo o resto, X ram, tal placa gráfica, caixa blá blá, etc. Dois ou três dias depois fui buscar. No dia seguinte tive de lá voltar. Já nessa altura a placa gráfica não vinha a funcionar bem. Instalaram tudo tão mal que o monitor não funcionava excepto com uma resolução de 600x400, um horror! Uma vergonha! Apeteceu-me partir as fuças aos gajos, aos ditos "técnicos". Há muito saloio no mercado, e faz-nos perder muito tempo, já para não dizer dinheiro.
De facto, não conheço ninguém de confiança e tenho receio.
Queres recomendar alguma empresa, na zona de Lisboa? Mesmo assim, só ao domicílio, porque quero os periféricos configurados. Não há cá merdas. É para ficar tudo a funcionar.

katrina a gotika disse...

E já agora, Ebola, um pouco tarde mas demorei a pensar no que queres dizer com "arranja uma caixa barata"?... A minha não serve? Até é preta e tudo. Parece um caixãozinho! :P
Queres dizer que as caixas antigas não servem?! Céus! Pelo menos as novas (também) são pretas?

E pronto, eis o momento máximo do meu conhecimento de hardware: caixa preta, fixe. Teclado preto, fixe. Cor de escarreta, não fixe. Se os discos e placas internas também pudessem ser pretos (embora não se vejam) ainda era mais fixe.

katrina a gotika disse...

Começo a ver a luz ao fundo do túnel...

I Am No One disse...

Tive uma ideia tão poética quanto estúpida... quando tivermos tempo modificamos uma caixa para parecer um caixão, preto claro está, (com tampa em acrilico) e remontamos o teu pc antigo, só pelo prazer de veres um BSOD sem que perturbe :p

Pensava que as motherboards para os quad core ou para os novos processadores precisavam de caixas com outras medidas que as ATX, que penso ser o que a Katrina terá, por isso referi a caixa nova...

Mas mais uma vez sou apenas um curioso que ainda por cima se mudou para a concorrência, estando por isso afastado das novidades de mercado...

katrina a gotika disse...

Cara Ana, muito obrigada, os teus conselhos têm sido preciosos. Decidi comprar um PC novo. Na Worten têm um que me agrada. Contactei-os por mail a pedir mais especificações, e se tinha espaço para mais um disco. Nem me responderam.
Ando desesperadamente à procura de assistência técnica. Não encontro.
De facto, para mim, Alverca é loooooooooongíssimo. Não acredito que no CENTRO de Lisboa não haja uma merda de uma loja de confiança. Mas começo a acreditar que não porque conheço várias, e todas uma bosta, pelo que procuro novas. Também conheço a Inforlândia. Não gostei do que vi.
Algo de tudo me preocupa. PArece que os novos PCs têm cabos SATA. Os meus discos têm cabos IDE. Como é que eu passo 40G de ficheiros para um disco novo? Terei de comprar um disco externo por não encontrar uma merda de um técnico que me faça a transferência de ficheiros?! Isto é normal?! Palavra de honra, não acho normal!
Continuo a deixar o apelo, se alguém conhece um técnico de confiança que faça DOMICÍLIO, por favor informe-me! Eu tenho dinheiro, ok? Quero gastá-lo, certo?
Está a custar-me dirigir-me pessoalmente à Worten (que não é exactamente à esquina) e ver o bicho ao vivo, para verificar as entradas PS2 e USB, e perguntar se há espaço para outro disco e vir uma rapariguita que ainda percebe menos disto do que eu responder, como nas lojas de chinês: "É balato". Tenho cá o pressentimento que é isso que vai acontecer.
Isto está a levar mais tempo que eu imaginaria e já me estou a passar da cabeça.

katrina a gotika disse...

Ebola: deixa lá, as caixas novas também são pretas. Compro um novo e vendo este para peças. Comprar um novo também está a revelar-se mais complicado do que eu imaginaria.

katrina a gotika disse...

Obrigada pelas dicas. De facto não quero o computador para jogos.
Também não queria comprar pens ou discos externos. Quero dois discos para ter um com sistema e outro com ficheiros. Assim pode-se formatar o de sistemas sem preocupações com os ficheiros.
Por agora não perguntes nada a essa loja. Ainda ando a ver possibilidades.
Já usei Mac. Não gostei.
Vou continuar à procura.

skunkie disse...

Olá outra vez (ainda estou à espera do cafézito à borlium pelo bitaque)- Parabéns pelo novo computador :)

Vou deixar um site de uma empresa de pessoas de confiança. Mesmo que não lidem com o problema, saberão indicar técnicos para o efeito:

DataLab, Tecnologias de Informação, Lda

Morada:
Rua Poder Local, 14 Lj 27
1675-157 Pontinha

Telefone: +351 21 157 1495
Fax: +351 21 157 1495
Telemóvel: +351 93 695 8924
Email: datalab@datalab.pt This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Boa sorte e espero que ajude.

I Am No One disse...

"Já usei Mac. Não gostei."

Tinhas que ter algum defeito... ;)

O sistema operativo mais leve e fiável do mercado (talvez o linux.... mas acho que não), actualmente o ambiente é muito semelhante ao windows (habituação fácil), componentes e montagem de qualidade, se optares por um imac, poupas espaço e é uma "bomba" amiga...

Alguns bugs mas nada complicados (existem ainda alguns problemas com animações flash na net, mas ultrapassáveis), 6 meses sem anti-virus (não recomendável) e zero infecções, e como disse a Ana não há nada melhor para tratamento de imagem... O senão é mesmo o preço.


Ah, e concordo com a Ana uma partição de disco faz exactamente o mesmo que dois discos fisicamente separados.

I Am No One disse...

A ideia da caixa "caixão" era brilhante... ;)

katrina a gotika disse...

Eu já tenho uma caixa caixão!!! Não preciso de outra.

O Mac não tem mais qualidades nem defeitos do que o Windows/PC. Só desajuda na interacção com a maioria dos programas que são feitos para Windows. Diz quem se viu grega a converter ficheiros de texto de MAc para PC. Isso foi nos anos 90, agora já sei que são compatíveis, mas para quê?!

Não há partição que valha quando o disco fica fodido. Gosto muito dos meus dois disquinhos.
Ainda não encontrei assistência técnica capaz. A Worten ainda não me respondeu. (Apetece-me cada vez menos ir lá.)

katrina a gotika disse...

Amiga Skunk, a DataLab não vende computadores, nem os repara.
Eu preciso de ASSISTÊNCIA TÉCNICA. É assim tão difícil?

Mais uma vez deixo o apelo: conhecem algum técnico de confiança que saiba montar e reparar computadores personalizados, em Lisboa, não na Conchinchina? Gracias.

katrina a gotika disse...

Agora já começo a ver luz ao fim do túnel. Uma loja de confiança, em Lisboa, UAU!, e assistência técnica de quem sabe o que diz. Agora é só ter tempo para tratar do assunto.

Ruela disse...

Boas Festas!

Abraço.