sábado, novembro 14, 2009

nv4_disp infinite loop error BSOD



Aqui há uns dias o título deste post seria para mim também chinês. Durante os primeiros tempos, o BSOD (Blue Screen Of Death) que me aparecia não incluía o "file nv4_disp". Quando este começou a aparecer, o motivo dos meus problemas tornou-se mais claro.
Tirei uma fotografia e deixo aqui a informação que pode ser útil (ou melhor, não pode ser útil) a toda a gente que usa placas gráficas com software NVIDIA.
Fiz uma busca exaustiva na net, inclusive nos foruns da NVIDIA, e acontece que este software causa este erro por variados motivos. Uma vez instalado, não há "fix". Nada, mesmo nada, o resolve. Nem a reinstalação do Windows. As únicas pessoas que o resolveram fizeram-no da seguinte forma: compraram uma nova placa gráfica, uma nova motherboard, ou ambas.

Passei da fase do lamento "Oh meu Deus, Oh meu Deus, o meu computador está estragado, o que é que eu vou fazer?!", para a fase da alegria: "Yupi, vou ter um computador novo!"

Portanto, pessoal, se alguma vez tiverem de escolher placas gráficas, façam questão de realçar que não querem software NVIDIA (especialmente gente viciada em jogos), ou serão mais tarde ou mais cedo confrontados com o sinistro "nv4_disp infinite loop error BSOD". Não foi este o meu caso, mas o resultado é o mesmo. Não há solução, não há "fix". O que há é arranjar uma placa nova.

Etiquetas: ,

31 Comentários:

Blogger skunk disse...

Quero um café pelo meu bitaque :P

15/11/09 00:13  
Blogger cruxsioux disse...

Olá. Posso dar uma dica antes de comprares um computador novo? Há uns tempos tive o mesmo problema com o meu computador, é de facto muito lixado. O que eu fiz foi formatar o pc, descarregar o Ubuntu (é grátis), instalar o Ubuntu e depois instalar o Windows novamente. Deu-me muito trabalho, mas ao fim de pelo menos 20 tentativas (e isto foi no verão no meio do Alentejo a 40 ºc :P) consegui finalmente recuperar o windows. Depois foi só voltar a meter os drivers. Mas se não quiseres estar com tanto trabalho, a ideia de um computador novo é sempre boa :) Fica bem

15/11/09 02:45  
Blogger ebola disse...

Quando adquirires a máquina nova, arranja uma caixa barata e remonta o teu pc antigo... Um "Blue Screen of Death" fica sempre bem em qualquer quarto... ;) E placas gráficas... a ATI até é mais barata...

15/11/09 13:30  
Blogger Ana Pereira disse...

«nv4_disp infinite loop error BSOD»

Olá Gotika,
Tenho andado sem tempo algum e hoje, no meio de umas pesquisas que tinha de fazer, decidi visitar-te, quando me deparo com este teu post. Já tive alguns dissabores destes, sobretudo com gráficas recentes.
As antigas (ex: uma GForce3) eram fabulosos "tractores", faziam tudo e nunca me deixaram mal. Basta dizer que eram compostas de metais nobres. Hoje são todas plastificadas, com coolers por todo o lado e feitas para durarem os 2 anos de garantia.
A penúltima que tive recentemente uma 9900gtx, finou-se com 18 meses. Claro que como estava na garantia, foi trocada pela mais recente - GF295 gtx. Claro, que a board aguentou, mas o mesmo não se pode dizer da fonte de alimentação que teve de ser trocada por outra.

Enfim, já tive inúmeros PC, devido às exigências profissionais e académicas (imagem) e se queres a minha opinião, quanto mais recentes mais problemas inexplicáveis de hardware. Pelo simples facto de como disse atrás, os materiais serem cada vez menos nobres e há quem diga que para se vender cada vez mais, é colocado um chip que "inutiliza" o hardware. Pelo menos isto é válido nos tinteiros das impressoras. Não duvido que não aconteça o mesmo em todos os restantes componentes. Pelo menos tem sido esta a minha experiência.
Um conselho: mantém o SO e os drivers actualizados, ou os mesmos desde que não tenham dado problemas. As actualizações de drivers devem ser feitas apenas e quando há uma actualização do SO ou uma renovação do hardware. Aí, qualquer técnico credenciado te dirá o que e como fazer, desde o update da BIOS (mobo) até outros componentes.
Quanto aos trojans, spyw... e outros parasitas, o melhor mesmo é não acumulares muitos aplicativos de "caça", pois acabam por entrar em conflito uns com os outros.
Por vezes nada melhor do que ir ao registo do win e retirá-los manualmente, mas claro depende muito do que seja.
Entretanto, deixo-te aqui dumas dicas free para remoção de malware: "2-Squared Free" e "IObit security 360", para além da Malwarebyte's. Coexistem perfeitamente sem atritos.
Também tive a plataforma da M$ como antivírus e achei-a uma verdadeira bosta. Só me criou problemas e deixa entrar toda a porcaria. Há quem diga que foi feita para isso mesmo, para venderem o win7... será?!
Não sei. Sei que me deu problemas e voltei para o avast que além de fazer scan no dos, tem em preparação uma nova versão (a 5.0) que parece vir a ser uma muito boa defesa e leve.
Aconselho também a desinstalação de qualquer aplicativo através do "REVO Uninstaller" porque retira tudo (não ficam "órfãos" no win a chatear), desde que não se deixe a máquina reiniciar antes que ele o possa fazer.
Já agora, lê http://www.compatdb.org/support/topics/175199_nv4_disp_infinite_loop_error.html

Espero ter ajudado. :)
Resto de bom domingo!

15/11/09 17:09  
Blogger Ana Pereira disse...

«ebola
a ATI até é mais barata...»

Pois é, mas também tem uma carrada de problemas com aquecimento e drivers.
Quando se fala das ASUS/GForce (Nvidia), em termos de preço/qualidade, estamos a falar das melhores gráficas do mercado e como concorrentes actualmente, temos a EVGA (Nvidia), ou ASUSROK (Nvidia) e não a ATI.

15/11/09 17:18  
Blogger 0.05 disse...

INVIDIA
em italiano quer dizer
Inveja, um dos pecados mortais
pelos vistos também do software

(o post está lindíssimo)
bj*

16/11/09 00:43  
Blogger ebola disse...

Ana,
Com uma resposta dessas quem sou eu para desmentir ;)

16/11/09 09:42  
Blogger katrina a gotika disse...

Lamentavelmente, confesso, eu não sei formatar discos e não percebo nada de hardware. A nível de hardware o máximo que sei fazer é abrir a caixa e olhar lá para dentro. São muitos fios!...
Tenho andado a ver se arranjo um disco novo (e maior) em leilões mas sou confrontada com a minha ignorância. As coisas actualizaram-se muito. Qual é a diferença entre um disco de 2.5 e de 3.5? Também parece que preciso de "fios" sata e os meus são "eide". Isto é muita fruta. No meu tempo só havia um tipo de disco. Não me entendo com esta merda. Vai mesmo para o técnico.

18/11/09 02:41  
Blogger Ana Pereira disse...

Basicamente a diferença entre um disco de 2.5" e de 3.5" tem a ver com a sua utilização/portabilidade e logicamente consumo, i.e. discos + pequenos para laptops (portáteis) e maiores para desktops (torres). Quanto aos cabos dependem sobretudo da gaveta onde está inserido o disco e a motherboard (mobo), ou placa mãe.

Enfim, quando se tem um PC ainda em vida útil e sem grandes problemas de hardware, mas há a necessidade de um disco maior, o melhor mesmo é não mexer no "casamento" entre componentes já existente. Um "divórcio" dá sempre muitos problemas, então é altamente recomendável a compra de um disco externo (ex: LaCie) que se liga via usb e tem a vantagem de se poder fazer backup de todo a data existente no PC velhinho mas ainda a funcionar. São relativamente baratos 1(ex: 1 Gb pode orçar uns 75/90,00€, embora existam com várias capacidades 250 Mb; 500Mb; 750 Mb, variando apenas nos preços) e assim, se contorna o problema, com «um tiro se matam 2 coelhos» - mantém-se o PC na forma original (desde que não existam avarias), pois um upgrade a uma máquina com alguns anos de vida implica sempre alterações na sua arquitectura inicial que nem sempre funcionam ou acabam por ser mais onerosas que comprar um PC novo (dados os actuais preços) e ficamos também com uma forma de fazer backup de toda a informação mais necessária.
Espero que esse técnico seja uma pessoa honesta. ;)

18/11/09 14:59  
Blogger Ana Pereira disse...

Formatar não é nada de especial e qualquer pessoa deveria saber fazê-lo.
Fica aqui um link de uma apresentação sobre como formatar, passo a passo: http://www.slideshare.net/ivanmenezes/formatar-instalar-xp

18/11/09 15:14  
Blogger Ana Pereira disse...

btw... nunca é demais repetir: "trust no one"!

http://ovigia.wordpress.com/2009/11/17/seguranca-e-privacidade-num-mundo-de-vigilancia-orwelliana-parte-1/

18/11/09 16:04  
Blogger katrina a gotika disse...

Cara Ana, muito obrigada! Infelizmente o link de slides não é suficiente para mim, até porque tenho dois discos e é preciso organizá-los (sou tão maluca por segurança que não confio num disco só -- bastou-me aquela vez em que o único disco fritou). Mas algures também já li que já há um sistema sem master/slave? Tudo isso para mim é novidade. Sim, no meu caso, tendo em conta a idade dos componentes, é preciso mudar toda a arquitectura da coisa. Aposto que até as placas de memória (tipo lego) já assentam em bases diferentes. Eles também já fazem isso de propósito para obrigar as pessoas a comprar tudo novo. São piores que os vendedores de carros. ;)

Então um disco de 3.5 é para um PC, que é o meu caso? Posso comprar à vontade? (Acho que este meu desconhecimento vem do facto de que da última vez que comprei um disco não havia portáteis como há agora, logo a questão nunca se pôs.) Obrigada pelo esclarecimento.

Quanto à honestidade/competência do técnico... pois, aí é que a porca torce o rabo, porque não houve uma única vez que mandasse configurar um computador numa loja que não tenham feito merda da grossa. Só de pensar nisso estremeço. Por isso, desta vez, o senhor que venha ao domicílio, de onde não sai até que tudo esteja bem... ou não recebe. Lojas, nunca mais!

19/11/09 02:53  
Blogger katrina a gotika disse...

Uma vez levei o PC antigo a uma loja, dei-lhes dois discos rígidos, um dos quais virgem e a estrear, dei-lhes o CD do sistema operativo e disse-lhes: é para comprar tudo o resto, X ram, tal placa gráfica, caixa blá blá, etc. Dois ou três dias depois fui buscar. No dia seguinte tive de lá voltar. Já nessa altura a placa gráfica não vinha a funcionar bem. Instalaram tudo tão mal que o monitor não funcionava excepto com uma resolução de 600x400, um horror! Uma vergonha! Apeteceu-me partir as fuças aos gajos, aos ditos "técnicos". Há muito saloio no mercado, e faz-nos perder muito tempo, já para não dizer dinheiro.
De facto, não conheço ninguém de confiança e tenho receio.
Queres recomendar alguma empresa, na zona de Lisboa? Mesmo assim, só ao domicílio, porque quero os periféricos configurados. Não há cá merdas. É para ficar tudo a funcionar.

19/11/09 03:01  
Blogger katrina a gotika disse...

E já agora, Ebola, um pouco tarde mas demorei a pensar no que queres dizer com "arranja uma caixa barata"?... A minha não serve? Até é preta e tudo. Parece um caixãozinho! :P
Queres dizer que as caixas antigas não servem?! Céus! Pelo menos as novas (também) são pretas?

E pronto, eis o momento máximo do meu conhecimento de hardware: caixa preta, fixe. Teclado preto, fixe. Cor de escarreta, não fixe. Se os discos e placas internas também pudessem ser pretos (embora não se vejam) ainda era mais fixe.

19/11/09 03:17  
Blogger katrina a gotika disse...

Começo a ver a luz ao fundo do túnel...

21/11/09 03:32  
Blogger Ana Pereira disse...

Olá Katrina!
Sorry, só deu agora para aqui vir.
Também já passei por todas essas desventuras de "chafaricas" informáticas e técnicos manhosos... ui, e se são piores que os vendedores de carros e já agora também piores que os vendedores de tractores (mais uma "koltura" adquirida)! :D LMAO!

Enfim, voltando à informática, hoje em dia e devido a muita experiência acumulada, já só confio minimamente em mim e numa empresa em Alverca que até ver... tem merecido a minha confiança: http://www.pedrosasinformatica.com/

Fala com eles ou vai até lá (Alverca não é assim tão longe de Lisboa). Estão ligados a muitas empresas e também dão apoio a escolas (e professores) e penso que se deslocam para prestação de serviços de apoio técnico. Considero-os competentes no que fazem e quando há algo para reclamar ao construtor (garantias) fazem-no sem problemas.

Quanto à caixa que tens, se tiver tamanho suficiente para os actuais componentes e boa respiração (dissipação de calor) porque não utilizá-la?! Mas depende muito da nova arquitectura que escolheres, até porque normalmente a fonte é das tais coisas que num upgrade, vai logo para a sucata e como a fonte vem acoplada nas caixas, talvez dê para manter, ou não, depende!

Convém sempre dizeres qual é o uso que dás ao teu PC, essencialmente net, trabalho/office ou Imagem/multimédia, etc... porque só assim te poderão aconselhar os melhores componentes, tendo em conta o uso. Quantas pessoas gastam fortunas em processadores e gráficas Xpto e depois não tiram partido delas? Resmas!!!
Experimenta falar com eles antes da decisão final.

Antes deles também fui cliente da INFORLÂNDIA (ao pé do ACP|Hosp. Júlio de Matos), mas um dia levei lá um PC do meu filho para levar mais RAM por causa dos jogos. Confiei totalmente neles e esqueci ver no "gestor de dispositivos" do dito PC se lá estavam todos os componentes (é altamente recomendável fazer-se isto sempre que o PC vai ao "estaleiro"). Uns meses mais tarde e por causa de uma actualização de drivers da gráfica e Direct X que resultavam mal (o meu filho ainda era muito puto para manter sozinho o seu PC), desconfiei e fui ao gestor de dispositivos, qual não foi o meu espanto quando dou pela troca da gráfica que era bem mais inferior à que tinha originalmente. Ora, meses depois da reparação era tarde demais para reclamar. Pode ter acontecido por mera distracção e na mesa haver outra e daí a troca, ou não. Todavia, fiquei furibunda, nunca mais lá voltei mas, na verdade aquele PC foi um autêntico tractor e foi literalmente "queimado" por um puto com milhentos jogos durante anos a fio! Ainda o temos, já muito cansado, à espera de um tempinho para lhe tirarmos o disco rígido. O resto irá para o céu informático.
\0/

LOolll tudo preto, bué de fixe! Do candeeiro às colunas, passando pelo desktop teclado, mouse, impressora, scan, disco externo, pens, e demais acessórios de secretária, aqui, no meu terminal, tudo é preto também. \0/

Bom domingo! :)

22/11/09 06:03  
Blogger ebola disse...

Tive uma ideia tão poética quanto estúpida... quando tivermos tempo modificamos uma caixa para parecer um caixão, preto claro está, (com tampa em acrilico) e remontamos o teu pc antigo, só pelo prazer de veres um BSOD sem que perturbe :p

Pensava que as motherboards para os quad core ou para os novos processadores precisavam de caixas com outras medidas que as ATX, que penso ser o que a Katrina terá, por isso referi a caixa nova...

Mas mais uma vez sou apenas um curioso que ainda por cima se mudou para a concorrência, estando por isso afastado das novidades de mercado...

23/11/09 23:10  
Blogger katrina a gotika disse...

Cara Ana, muito obrigada, os teus conselhos têm sido preciosos. Decidi comprar um PC novo. Na Worten têm um que me agrada. Contactei-os por mail a pedir mais especificações, e se tinha espaço para mais um disco. Nem me responderam.
Ando desesperadamente à procura de assistência técnica. Não encontro.
De facto, para mim, Alverca é loooooooooongíssimo. Não acredito que no CENTRO de Lisboa não haja uma merda de uma loja de confiança. Mas começo a acreditar que não porque conheço várias, e todas uma bosta, pelo que procuro novas. Também conheço a Inforlândia. Não gostei do que vi.
Algo de tudo me preocupa. PArece que os novos PCs têm cabos SATA. Os meus discos têm cabos IDE. Como é que eu passo 40G de ficheiros para um disco novo? Terei de comprar um disco externo por não encontrar uma merda de um técnico que me faça a transferência de ficheiros?! Isto é normal?! Palavra de honra, não acho normal!
Continuo a deixar o apelo, se alguém conhece um técnico de confiança que faça DOMICÍLIO, por favor informe-me! Eu tenho dinheiro, ok? Quero gastá-lo, certo?
Está a custar-me dirigir-me pessoalmente à Worten (que não é exactamente à esquina) e ver o bicho ao vivo, para verificar as entradas PS2 e USB, e perguntar se há espaço para outro disco e vir uma rapariguita que ainda percebe menos disto do que eu responder, como nas lojas de chinês: "É balato". Tenho cá o pressentimento que é isso que vai acontecer.
Isto está a levar mais tempo que eu imaginaria e já me estou a passar da cabeça.

24/11/09 02:13  
Blogger katrina a gotika disse...

Ebola: deixa lá, as caixas novas também são pretas. Compro um novo e vendo este para peças. Comprar um novo também está a revelar-se mais complicado do que eu imaginaria.

24/11/09 02:14  
Blogger Ana Pereira disse...

Worten nãooooooooooooooo, pls! É do pior, fnac, vóbis e afins nem penses.

Vai ao site do Pedrosas, ou contacta-os via telefone ou email. Aliás eles até representam a JP Sá Couto (os gajos amigos do Sócrates), os tais do magalhães das criancinhas. Mas atenção a JP Sá Couto não passa de assemblador, tal como o Pedrosas.

A sério, faz o que te digo, contacta-os por email, ou então... queres que eu os contacte e lhes peça orçamento e se podem enviar técnico a casa? Se queres eu pergunto, no problemo!

Há ainda mais outra loja onde às vezes vou buscar componentes que o meu filho pede para o PC (gamer) dele: AQUA PC ao Parque das Nações: http://www.aquapc.com/

Vê as possibilidades no site deles. Na verdade os responsáveis foram todos colegas de informática e marketing que se uniram para criarem o próprio emprego e já têm alguns anitos. Vocacionada essencialmente para os jogadores, têm também boas máquinas para quem não é jogador. Vai até lá, decerto que vais gostar deles. Não esqueças que a cena dos 2 discos (se fazes muita questão), terá de passar também pela escolha apropriada da placa-mãe e deves colocar-lhes logo esse pré-requisito, bem como o SO que pretendes usar. Atenção que eles estão todos virados para os 64 bits (em vez dos 32 bits dos pc comuns), por causa dos gamers. Conversa com eles, é essencial, dizeres o que queres e para quê. Evita gastar mais de 4Gb de RAM porque o Windows XP (32 bits) não reconhece mais do que 3,25Gb.

Também tens a hipótese dum MAC. Para imagem então não há melhor, acredita. Tudo é descomplicado num MAC: http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/imac?mco=MTM3NDk0NjU

I Love o meu velhinho Mac que usava na faculdade. Agora ando a poupar guito para chegar ao quad-core 27". ;)
http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/imac?mco=MTM3NDk0NjU

-> Como é que tu passas 40G para um disco novo. Para já, por exemplo via pen usb será o mais fácil. Tens alguma pen? Já existem com muita capacidade, vê aqui:
http://www.vobis.pt/ProductList.aspx?oid=10|66&c=590337

Kingston é a marca que mais uso. Até agora sem problemas e com as mais variadas capacidades.
Dão sempre jeito pela portabilidade. Gastas uns 30 euros e compras uma de 16 Gb e é só passares a data (em partes) para o disco novo, isto é se tiveres PC a funcionar. Não tens. Mas queres ter 2 discos no novo PC (ainda não percebi porquê), pois com uma caixa própria tens um disco rígido externo. Vê esta: http://www.vantecusa.com/front/product/view_detail/354

Tenho um disco velhinho IDE de 80 Gb assim, bomba na boa e liga via usb! http://www.vantecusa.com/front/product/view_detail/354

Fica bem não te passes.
;)

24/11/09 06:55  
Blogger Ana Pereira disse...

Não sei se da AQUAPC vão a casa, mas não creio que tenhas problemas algum com alguma máquina vendida por eles, pois eles já têm pré-configurações mais que testadas e não creio que existam dificuldades com as ligações dos teus periféricos. Se precisares posso dar-te uma ajuda, via msn, na hora.

24/11/09 07:22  
Blogger katrina a gotika disse...

Obrigada pelas dicas. De facto não quero o computador para jogos.
Também não queria comprar pens ou discos externos. Quero dois discos para ter um com sistema e outro com ficheiros. Assim pode-se formatar o de sistemas sem preocupações com os ficheiros.
Por agora não perguntes nada a essa loja. Ainda ando a ver possibilidades.
Já usei Mac. Não gostei.
Vou continuar à procura.

25/11/09 00:34  
Blogger Ana Pereira disse...

«Assim pode-se formatar o de sistemas sem preocupações com os ficheiros.»

Até com apenas um disco podes fazer o mesmo. Basta particioná-lo ao gosto e conforme a capacidade do dito HD.
Ex: Numa partição C:\ está o SO; em outra D:\ a data pessoal e em E:\ backups, ou outro Sistema Operativo e por aí fora.

Isto é possível organizar quer na fase de formatação (antes da instalação do SO) quer após a instalação do SO e aqui tem de se usar soft próprio como o "partition Magic" (que pode ser sempre utilizado em qualquer altura para encolher e/ou esticar partições), podemos escolher quantas partições dentro da «lógica» principal. Sem problema e sem necessidade de 2 discos rígidos que em certa medida causam menos velocidade de processamento... enfim, diverte-te.

Boas pesquisas e fica bem!

25/11/09 01:52  
Blogger skunk disse...

Olá outra vez (ainda estou à espera do cafézito à borlium pelo bitaque)- Parabéns pelo novo computador :)

Vou deixar um site de uma empresa de pessoas de confiança. Mesmo que não lidem com o problema, saberão indicar técnicos para o efeito:

DataLab, Tecnologias de Informação, Lda

Morada:
Rua Poder Local, 14 Lj 27
1675-157 Pontinha

Telefone: +351 21 157 1495
Fax: +351 21 157 1495
Telemóvel: +351 93 695 8924
Email: datalab@datalab.pt This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Boa sorte e espero que ajude.

25/11/09 21:31  
Blogger ebola disse...

"Já usei Mac. Não gostei."

Tinhas que ter algum defeito... ;)

O sistema operativo mais leve e fiável do mercado (talvez o linux.... mas acho que não), actualmente o ambiente é muito semelhante ao windows (habituação fácil), componentes e montagem de qualidade, se optares por um imac, poupas espaço e é uma "bomba" amiga...

Alguns bugs mas nada complicados (existem ainda alguns problemas com animações flash na net, mas ultrapassáveis), 6 meses sem anti-virus (não recomendável) e zero infecções, e como disse a Ana não há nada melhor para tratamento de imagem... O senão é mesmo o preço.


Ah, e concordo com a Ana uma partição de disco faz exactamente o mesmo que dois discos fisicamente separados.

25/11/09 21:54  
Blogger ebola disse...

A ideia da caixa "caixão" era brilhante... ;)

25/11/09 21:57  
Blogger katrina a gotika disse...

Eu já tenho uma caixa caixão!!! Não preciso de outra.

O Mac não tem mais qualidades nem defeitos do que o Windows/PC. Só desajuda na interacção com a maioria dos programas que são feitos para Windows. Diz quem se viu grega a converter ficheiros de texto de MAc para PC. Isso foi nos anos 90, agora já sei que são compatíveis, mas para quê?!

Não há partição que valha quando o disco fica fodido. Gosto muito dos meus dois disquinhos.
Ainda não encontrei assistência técnica capaz. A Worten ainda não me respondeu. (Apetece-me cada vez menos ir lá.)

26/11/09 00:21  
Blogger katrina a gotika disse...

Amiga Skunk, a DataLab não vende computadores, nem os repara.
Eu preciso de ASSISTÊNCIA TÉCNICA. É assim tão difícil?

Mais uma vez deixo o apelo: conhecem algum técnico de confiança que saiba montar e reparar computadores personalizados, em Lisboa, não na Conchinchina? Gracias.

26/11/09 00:24  
Blogger katrina a gotika disse...

Agora já começo a ver luz ao fim do túnel. Uma loja de confiança, em Lisboa, UAU!, e assistência técnica de quem sabe o que diz. Agora é só ter tempo para tratar do assunto.

1/12/09 00:38  
Blogger Ruela disse...

Boas Festas!

Abraço.

22/12/09 02:10  
Blogger ElroyTLanphear disse...

nice..................................................

31/12/09 18:57  

Enviar um comentário

Links to this post...

Criar uma hiperligação

<< Home



Animais de Rua - Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar

União Zoófila

Powered by Blogger




site search by freefind advanced




My blog is worth $22,017.06.
How much is your blog worth?