domingo, 22 de janeiro de 2023

Kursk / The Command (2018)

Este foi um filme que adiei ver porque “vivi” a situação com o horror que uma coisa destas acarreta. Em 2000, o submarino russo Kursk afundou-se durante um exercício naval no mar de Barents devido a um acidente com um torpedo. Assim que se percebeu que havia sobreviventes, e que a marinha russa estava com dificuldade em resgatá-los, foi oferecida ajuda de todo o mundo. A ajuda foi rejeitada até ser tarde demais. Alegou-se segredos militares para negar a intervenção, mas o facto é que esta acabou mesmo por ser aceite. Não há garantia de que a ajuda internacional tivesse chegado a tempo, mas também não foi dada permissão para que chegasse mais cedo. A verdade é esta: a Rússia preferiu deixar os seus homens morrer em vão a admitir parte fraca.
O acidente com o Kursk deu-se já no tempo de Vladimir Putin. Tendo em conta acontecimentos mais recentes, nada disto nos surpreende. Mas o que aconteceu com o Kursk (e que expôs uma marinha com falta de meios de resgate, com equipamentos obsoletos e falhas de manutenção, entre outros problemas de manifesta decadência) foi uma humilhação internacional que ajuda a explicar os dias de hoje.
Eu queria ver este filme para saber os pormenores, e nada como ver para perceber. O filme baseia-se nas investigações posteriores. As personagens, antes anónimas, ganham vida e familiares. Infelizmente, já sabemos o fim. Não é um filme para se ver sem alguma preparação mental para o inevitável. É difícil assistir. Comove-nos, entristece-nos, mas acima de tudo enraivece-nos. Podia ter sido evitado. Vidas podiam ter sido salvas.
Mesmo sendo um filme com um cariz muito forte de documentário dramatizado, acho justo dar

15 em 20

 

Sem comentários: