terça-feira, 9 de junho de 2009

Exorcist: The Beginning (2004)


Depois de perder a fé, devido ao que assistiu na Alemanha nazi, em 1949 o padre Merrin tinha renunciado ao hábito e feito da arqueologia a sua profissão. É nesta qualidade que aceita a missão de partir para o Quénia, onde os colonizadores britânicos descobrem uma improvável igreja do século quinto, datada de mil anos antes de os missionários terem chegado a África, com o objectivo de recuperar um ídolo pagão supostamente encontrado no local. É de origem Suméria e representa o demónio Pazuzu. Este enredo podia parecer digno de Indiana Jones mas depressa se compreende que se assemelha mais ao universo lovecraftiano, o que não deixa de ser uma agradável surpresa. Esta igreja teria sido, afinal, construída sobre o local mitológico em que Lúcifer caíra na Terra após a guerra nos Céus de onde foi expulso.
Gostei particularmente da cena inicial. Não é todos os dias que se vê Cruzados crucificados de cabeça para baixo, e muito menos uns pelos outros. Este é um local de extrema malignidade, razão pela qual a igreja foi soterrada assim que construída. Os trabalhos de escavação trazem à superfície o Mal escondido debaixo da areia, e o Diabo anda à solta. Este não é o Diabo subtil do primeiro e terceiro Exorcista, porque neste sítio em especial, que é Dele, causa doença, loucura, morte e violência a seu bel prazer, o que não é muito inteligente de um Diabo porque em breve o local tem de ser soterrado outra vez.
É, pois, um filme que questiona a essência do Mal dentro do próprio ser humano, acredite-se ou não no Diabo, e um daqueles que dá prazer ver de novo. Uma boa sequela, portanto.
Tendo em conta o enredo (o local onde Lucífer caiu) este é também um óptimo filão a explorar, em filmes de época remontando a tempos imemoriais (porque não medievais ou mesmo Sumérios?), e só posso esperar que alguém tenha semelhante ideia, com ou sem Padre Merrin. Valia bem a pena!
O único ponto fraco deste filme, sob todos os outros aspectos irrepreensível, são ironicamente as cenas do exorcismo, com efeitos especiais exagerados, e tão copiadinhos do Exorcista I!, que é de fazer fugir o próprio Diabo (se calhar por isso é que fugiu). Eu, pelo menos, ao ver uma coisa tão mal feita num filme por todos os motivos tão espectacular, só me apetecia fugir. É por isso que não leva o 20. Mas 19 dá uma uma boa ideia do que penso no geral: é para ver, para guardar, e para pensar.

19 em 20

15 comentários:

secret soft disse...

Pode fechar a caixa de comentários, querida! Ninguém comenta mesmo!

Ruela disse...

Um bom filme! Não Excelente, mas Bom!


Dark kiss!


Tb tens idiotas por aqui ;)

Ruela disse...

"Só mais uma pequena nota. Durante três meses consegui enfiar a cabeça na areia e não ler as realidades que só se lêem na blogosfera. Agora que o fiz, só me apetece voltar a enfiar a cabeça noutra areia. Tornou-se insuportável."


Isto é para inteligentes ;)

Ruela disse...

Estamos rodeados de merda!

katrina a gotika disse...

Infelizmente, eles estão em todo o lado.

katrina a gotika disse...

Como o Diabo.

Ruela disse...

O Diabo que os carregue ;)

RedDevil disse...

...

secret soft,

simplesmente: vai dar...
;o)

talvez, no ato de "dar", voce encontre alguma satisfaçao que venha a ocupar o teu tempo, de modo que, futuramente (por falta de tempo...;o), voce evite o ato de pagar mico em "lugares" frequentados por gente decente...

RedDevil

Ruela disse...

Por falar nele ;)

secret soft disse...

Credo, tão sensiveis que são!!!

RedDevil disse...

...

Ruela,

boa... quando entrei na historia, eu nem me toquei da coincidencia...
;o)

~~=~~

secret soft,

cara, essa historia ae tem muita coisa a ver com sensibilidade, mas tem mais a ver com termos que eu creio que a tua mente nao esta preparada para assimilar, como, por exemplo, "solidariedade", "respeito", "identificaçao"/"compreensao" e ate "amizade"...

ow cara, como eh que voce chega no blog de uma gata que tem esta historia/experiencia de vida aqui para contar e escreve a shit que voce escreveu?

na boa, cara palida... voce viajou grande, e esse teu ultimo comment demonstra que voce nem tem a capacidade mental para perceber isso...

siga o meu conselho: deixa quieto e sai fora, pois voce esta pagando mico...

RedDevil

secret soft disse...

Red devil!
Li o que escreveste! Fui ver o que disseste! E só tenho a dizer uma coisa. Tens toda a razão!

Fui uma estúpida de uma insensível! Estava irritada nesse dia e fui parar a este blog da gótica e resolvi aparvalhar, como o fiz noutros, nesse dia! Não é da minha indole, garanto, mas às vezes temos dias... não somos perfeitas.
Agora percebo os vossos comentários e irritação! Sei ser humilde quando erro e espero não voltar a repetir.
Gótica, perdoa e mereço que me chames tudo o que disseste e muito mais. Eu diria pior do que vocês disseram!
Se me permitires continuarei a passar por cá, mas com outra atitude!
Prometo!
Perdoa. Se puderes.

Anónimo disse...

Então, é "só" por causa do post de 7 de Junho que decide se arrepender?

Há pessoas que chegam tarde, tão tarde...


O dizer que "pode fechar a caixa de comentários, porque ninguem comenta mesmo" é uma graaande "gaffe", para um blog de 5anos como este, da katrina, que já é referência de qualidade na blogosfera...


Beijos, Katrina ;)

Marcos Sá disse...

Olá, eu fiz um comentário numa outra foto, mas parece ser bem antiga... falando sobre o Lovecraft... então.. farei aqui tb.

Sou professor de literatura do horror e de línguas, e é sempre bom saber que há gente nesse mundo interessado neste mundo fantástico da ficção do horror...

Eu acabei de fazer um blog sobre isso e gostaria de unir forças com pessoas interessadas no ramo.

Um forte abraço.

Dá uma passadinha lá.

katrina a gotika disse...

Eu dei uma passadinha. Ainda não tem muito escrito...

E deixem-se lá destas guerrinhas online.