quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Literatura

Eu gosto de falar dos livros que leio e contar a história "por alto". O suficiente para interessar ou desinteressar o possível leitor. Os livros estão muito caros e a vida não está para investir em cultura. (Investir? Investimento implica retorno. Investir na cultura é um mau investimento. As pessoas até levam a mal quando alguém tem uma cultura geral que ultrapasse as equipas da Super Liga. Mas isso é material para outro post depressivo).
É por isso que vou reproduzir este mail que me mandaram. Muitos já devem ter lido, mas é sempre bom recordar.
(Entretanto, finalmente decidi ler o último livro das Vampire Chronicles, "Blood Canticle". Estou quase a terminar. Andei a adiar durante meses. Está a custar-me chegar ao fim, dizer adeus ao vampiro Lestat e à sua vida turbulenta. Sinto-me de luto. Um luto cada vez mais carregado à medida que viro mais uma página. Eh bien. C'est la vie.)
Voltemos ao humor:

«Para quem tem pouco tempo para ler, para quê perder tempo a ler milhares de páginas!!!
Aqui vão os resumos:

-Leao Tolstoi -"GUERRA E PAZ" ( 1800 páginas )
resumo:
Um rapaz não quer ir à guerra e por isso Napoleão invade Moscovo.
A rapariga casa-se com outro.
FIM

>-Luis de Camões - "LUSÍADAS" ( várias edições )
resumo:
Um poeta com insónias decide chatear o Rei e contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa porreiraça), tem o justo prémio numa ilha cheia de gajas boas.
FIM

-Gustave Flaubert -"MADAME BOVARY" ( 378 páginas )
resumo:
Uma dona de casa encorna o marido com
o padeiro
o leiteiro
o carteiro
o homem do talho
o merceeiro
e um vizinho cheio de massa.
Envenena-se e morre.
FIM

-William Shakespeare -"HAMLET"
resumo:
Um príncipe com insónias passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada que entretanto se suicida ao saber que o principe matou o seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira e morre, assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que se tinha suicidado.
FIM»

Sem comentários: