terça-feira, 28 de outubro de 2025

The Boy / Segue As Regras (2016)

Por todas as razões, não gosto de ver o original depois da sequela, mas desta vez aconteceu. Sorte minha, as histórias são tão diferentes que a sequela, tirando o boneco sinistro, nem parece a continuação do original.
Greta Evans (Lauren Cohan, a Maggie de "The Walking Dead") é uma jovem americana contratada por um casal britânico como ama de um rapaz de 8 anos. Qual não é a sua incredulidade e espanto ao descobrir que "o rapaz" é um boneco sinistro de porcelana a quem o casal já idoso trata como se estivesse vivo. Aqui é o momento em que qualquer pessoa se questionaria se queria mesmo trabalhar neste ambiente tresloucado, mas é óbvio que o casal age assim por qualquer razão traumática. Mais tarde Greta descobre que o filho dos Heelshire (o casal) morreu num incêndio há 20 anos e que, progressivamente, os pais enlutados começaram a tomar o boneco pelo filho. Tirando este motivo de compaixão, Greta precisa do dinheiro e precisa sobretudo de escapar a um ex abusivo que ficou na América.
Os Heelshire partem em viagem e deixam Greta na grande mansão onde vivem, com um conjunto de regras para cuidar de Brahms, o boneco. Por exemplo, é proibido receber visitas e Brahms tem de "comer" sempre à mesa, "assiste" a aulas diárias e exige um beijo de boas noites. Obviamente, assim que o casal sai, Greta ignora as regras e põe Brahms a um canto como boneco que é.
É então que começam a acontecer coisas estranhas: Brahms parece mudar de posição, aparece noutra divisão da casa, Greta ouve uma voz que soa como uma criança. A pouco e pouco, Greta começa a convencer-se de que o espírito ou fantasma do rapaz morto está presente na casa, ou até mesmo a possuir o boneco, e passa, ela também, a tratar Brahms como se estivesse vivo.
Acredito que "The Boy" faça um bom filme de terror para quem não saiba previamente o fim (como foi o meu caso). Tudo nos leva a crer que vai ser a história de um boneco assombrado quando uma surpresa nos troca as voltas.
Na minha opinião, o aspecto mais bem alcançado de "The Boy" foi conseguir convencer-nos de como o casal a sofrer a perda de um filho podia muito bem tê-lo substituído pelo boneco, e de como Greta, por outras razões, chega a acreditar que o boneco está vivo. Sem dúvida que a expressão impassível de Brahms, com o seu rosto realista e olhos que parecem estar sempre a olhar para nós, no ambiente de uma mansão antiga e escura, se pode tornar inquietante. A reviravolta final poderá parecer um pouco abrupta, no meu entender, e Brahms foi mais bem aproveitado na sequela.
E continuo a dizer que Brahms daria um excelente namorado para Annabelle.

13 em 20

PS: Na série de televisão "Chucky", Chucky vê este filme e não fica nada contente com a concorrência.

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