terça-feira, 23 de setembro de 2025

We Have Always Lived In The Castle (2018)

Tendo em conta que esta é uma adaptação do romance homónimo de Shirley Jackson, a mesma escritora de "The Haunting of Hill House" (brilhantemente imortalizado no cinema como "The Haunting"), é quase estranho que "We Have Always Lived In The Castle" não contenha qualquer elemento sobrenatural ou fantasmagórico. Há outra espécie de terror, a que eu chamo terror quotidiano (ver ali acima na descrição do blog) que se prende com o mal que as pessoas fazem umas às outras. Sim, também existe uma mansão odiada pelas pessoas da vila mais próxima ("the castle"), mas porque os seus donos, os Blackwood, sempre foram muito ricos e snobs.
Para piorar a situação, há seis anos, na narrativa, um homicídio com arsénico matou o patriarca da família, a sua esposa e a sua cunhada. Constance Blackwood, a filha mais velha, chegou a ser acusada em tribunal, mas foi ilibada. Tanto Constance como a sua irmão mais nova Mary Catherine (conhecida como Merricat) têm vasto conhecimento das plantas venenosas que crescem no enorme jardim que rodeia a sua mansão, o que leva as pessoas da vila a chamarem-lhes bruxas também, embora o arsénico tenha sido comprado para matar ratos e não tenha provindo da propriedade Blackwood.
Passados estes anos, Merricat, Constance e o tio Julian (irmão do pai de ambas) vivem quase isolados na mansão de família. Apenas Merricat, uma jovem de 18 anos, tem por missão ir à vila todas as semanas para comprar comida, o que ela nunca faz sem deixar feitiços de protecção (inventados por ela), como enterrar moedas de prata e bonecas e pregar livros às árvores. Constance vive em negação, sempre a sorrir, sempre simpática e agradável, sempre a cozinhar em trajes de dona de casa dos anos 50 excepto quando se veste a rigor para o jantar na sala. O tio Julian, que também foi envenenado mas sobreviveu, anda de cadeira de rodas e tem as capacidades cognitivas debilitadas, possivelmente devido ao envenenamento mas nunca é dito explicitamente. De todos, o tio Julian é o mais enervante. O "trabalho da sua vida" é escrever um livro sobre a tragédia que vitimou a família, e repete incessantemente as frases de abertura de cada capítulo (já vai em 44) sem nunca escrever uma linha, e ainda diz que lhe falta tempo para escrever, um homem que não faz outra coisa na vida. Merricat, por seu lado, gosta de debitar, à mesa, os seus conhecimentos sobre plantas venenosas e os efeitos letais de cada veneno. Convenhamos, é uma casa de doidos.
Esta rotina é ainda mais perturbada quando recebem a visita do primo Charles Blackwood, um galã que chega com o objectivo claro de se apossar do dinheiro da família sob a desculpa de vir "ajudar" (nos anos 60 só os homens é que supostamente sabiam lidar com dinheiro...) e começa imediatamente por cortejar Constance, que se encanta por ele. Merricat tenta por tudo afastá-lo da irmã, a quem ela adora, e da mansão, tentando fazer "feitiços" ainda mais fortes, mas sem sucesso.
Apesar de ser um interesseiro, Charles parece a única pessoa normal nesta casa, a que o próprio acaba por chamar "manicómio". É Merricat, que parecia uma vítima indefesa no começo da história, quem depressa se prova a má da fita.
O filme (ao contrário do livro) sugere fortemente que tanto Constance como Merricat foram vítimas de abusos por parte do pai, mas vítima ou não Merricat comporta-se agora como uma pessoa tóxica, tentando por tudo isolar a irmã, com quem tem uma relação de co-dependência. Tudo indica que Merricat é profundamente desequilibrada, ou autista, ou esquizofrénica, ou mesmo psicopata declarada, como se verá no final. É ela quem provoca o acontecimento que vai despertar o ódio latente nas pessoas da vila e que quase termina em linchamento. Merricat, lobo em pele de cordeiro, consegue por fim "guardar" a irmã só para si, perante a passividade de Constance que não reconhece o poder manipulativo da irmã sob a desculpa de "protecção".
Outras pessoas vão tirar diferentes conclusões deste drama fortemente psicológico, mas para mim esta foi a principal (ajudada por outros desenvolvimentos que não vou revelar).
Aliás, a personagem Merricat é tão desequilibrada que algo que o tio Julian diz me deixou confusa. O tio Julian repete incessantemente o que se passou na noite do homicídio, e, embora desorganizado, nunca muda de versão. A certa altura ele diz que Merricat morreu num orfanato enquanto Constante estava a ser julgada. O próprio Charles o contradiz: "Mas ela está aqui sentada!" O assunto nunca mais é abordado, mas isto leva-me a especular se esta Merricat não será uma intrusa, uma impostora, não uma bruxa má com poderes sobrenaturais mas uma daquelas pessoas que se infiltram junto de gente fragilizada e fácil de controlar. Isso explicaria muitos dos seus actos. Por outro lado, pode bem ser uma invenção da mente transtornada do tio Julian.
Não li o livro e tenho curiosidade quanto a isto, mas não me apetece nada fazê-lo porque li "The Haunting of Hill House" e não fiquei maravilhada com a escrita da autora nem esclarecida quanto ao que tencionava descobrir.
"We Have Always Lived In The Castle" vale pelo mistério, pela atmosfera inquietante de perfeita loucura disfarçada pela familiaridade de uma harmonia doméstica artificial, pelos cenários e ambiente dos anos 60 cuidadosamente recriados, pela sensação de estranheza e desastre iminente onde a história nos leva. Pode não ser a adaptação mais exacta do romance original, mas é um filme excelente que nos perturba e nos faz pensar, e recomendo vivamente.

17 em 20


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