domingo, 23 de fevereiro de 2014

Os novos servos

São estes os novos servos.
Hoje são eles, amanhã posso ser eu ou podes ser tu.
O próprio Estado põe desempregados a trabalhar a tempo inteiro a substituir funcionários que ganhariam muito mais, até o dobro. Para não perderem o subsídio de desemprego, os desempregados são obrigados a trabalhar o mesmo por muito menos.
Vejam a reportagem e conheçam os novos servos.


Estado usa programas ocupacionais para suprir necessidades permanentes na função pública

O Estado está a recorrer cada vez mais a programas ocupacionais para desempregados que muitas vezes acabam a fazer funções que eram desempenhadas por pessoas com vínculo. Nos últimos dois anos a função pública perdeu 50 mil funcionários mas o recurso a desempregados aumentou de forma significativa desde a chegada da Troika. A RTP investigou os contratos emprego-inserção depois de várias denúncias.



2 comentários:

Fashion Faux Pas disse...

Tinha visto e isto e imediatamente pensei que havias de pegar neste assunto. Mas esperava - ou desejava, vá, confesso - que te esticasses mais nas tuas apreciações, confesso. É preocupante, sim, mais ainda porque, e continuo a dizer, somos um país de gente com medo e sem discernimento...

katrina a gotika disse...

Olha, sinceramente, não me estiquei mais porque os factos são tão chocantes que falam por si.
Era algo que eu já sabia que acontecia com os beneficiários do rendimento de inserção (e também não concordo porque se estão a trabalhar que recebam o ordenado completo que deviam receber nesse posto de trabalho em vez do subsídio, certo?!) mas afinal parece que é mais alargado.
O que me espanta, ou talvez não, porque também lá têm muita gente a trabalhar de borla, é como é que isto já dura há alguns anos e só agora a comunicação social pegou nisto, e mesmo assim não se fala disto o que se devia!