terça-feira, 11 de junho de 2024

The Final Destination / ou melhor, Final Destination 4 (2009)


Não admira que eu tenha perdido este filme, confundindo-o com o primeiro porque os realizadores quiseram ser espertos e não lhe puseram o 4 à frente.
A história é a mesma. Desta vez durante uma corrida de automóveis, alguém tem uma premonição de um terrível acidente que vai matar centenas do público a assistir nas bancadas. Como sempre, o histerismo da pessoa que tem a visão faz com que meia dúzia de espectadores saiam do recinto, mesmo a tempo de sobreviver. Como sempre, estes sobreviventes estão agora na lista da Morte e os acidentes bizarros começam a acontecer.
Ao contrário de “Final Destination 3”, aqui os protagonistas estão muito mais às cegas. A confusão do acidente foi tão grande que nem sequer sabem qual é a ordem das mortes. No entanto, sem se perceber porquê, também têm a ideia de interromper o ciclo salvando um dos próximos da lista.
Houve aqui uma coisa que não percebi (e não posso explicar melhor porque seria um grande spoiler), mas há uma cena em que os protagonistas lêem num jornal que um automóvel descontrolado entrou pela montra de um café adentro e matou três pessoas. Mas isto só acontece muito mais tarde. Será que este “jornal” foi outra premonição em que ninguém reparou? Custa-me a crer, considerando a importância das visões nestes filmes. Alguém que me explique, por favor.
“Final Destination 4” (recuso-me a chamar-lhe outra coisa) é uma cópia pouco inspirada dos filmes anteriores e de todos o menos interessante. Talvez seja também o mais pretensioso, não querendo incluir-se no lote de 1 a 4.
O que podemos esperar daqui são os acidentes bem orquestrados: a torneira que começa a pingar, a água que entra numa máquina e provoca um curto-circuito, a máquina que se move em virtude disso e bate noutra coisa, que por sua vez toca noutra coisa… e a morte acontece de onde menos se espera. Neste aspecto “Final Destination 4” promete e cumpre. Nada de original, mas aconselho a todos os amantes da série.

13 em 20

Sem comentários: