segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

21 anos do blog Gotika

Este blog fez 21 anos em Dezembro passado. Não me lembrei de assinalar os 20 anos, mas mais vale tarde do que nunca.
No início, em Dezembro de 2003, o blog foi alojado no Sapo. Devido a períodos prolongados em que os servidores estavam em baixo e a falta de muitas funcionalidades úteis, mudei-me para o Blogger menos de um ano depois, em Setembro de 2004. Entretanto, o Sapo fez-me o favor de apagar o blog original por inactividade, (Obrigadinha Sapo, aqueles 2MB de ficheiros deviam estar a pesar muito, certo?) Ainda cheguei a publicar aqui muitos dos posts relevantes, mas não todos.
 
 
Nestes 21 anos, vi muita coisa acontecer. A blogosfera esvaziou-se. Muitos blogs nasceram e morreram, outros continuam abandonados por aí às teias de aranha. Depois de passar a novidade dos blogs, a maioria das pessoas mudou-se para o Facebook, para o Instagram, sei lá para onde. Nunca gostei dessas plataformas de fotografias e futilidade, mas depressa compreendi (da minha experiência pessoal) que muita gente andava nos blogs para fins de engate, como se a blogosfera fosse um site de dating. Oxalá tenham melhor sorte.

Este blog foi sempre a minha forma preferida de expressão. A princípio publicava posts muito pessoais, até achar que já tinha dito tudo o que queria dizer sobre mim e sobre a sociedade em que vivemos. Durante uns meses quase deixei este espaço às moscas, cheguei a ponderar deixar-me disto, mas resolvi ressuscitá-lo através de críticas de cinema, de televisão e literatura (e música, em muito menor quantidade), em que ainda vou mandando umas bocas à actualidade quando vem a jeito.
Nunca pensei neste blog como maneira de agradar aos leitores. Nesse aspecto, este espaço é muito egoísta. Fico feliz quando me lêem, não me ralo nada que não leiam. Preferia que gostassem do que aqui se escreve, mas ultrapassa-me. Também gostaria de ter mais comentários (actualmente estão abertos a todos) mas fica ao critério dos leitores.
A verdade é que o blog me tem dado muito gozo (e 800.000 visitantes!!!) ao longo de 21 anos. Tenciono ficar por aqui enquanto Blogger quiser. Amém.


 

Sem comentários: