terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Pressure / Pressão (2015)


Quatro mergulhadores profissionais que trabalham para uma empresa de reparação de cabos submarinos fazem um mergulho de emergência a 200 metros, dentro de uma cápsula. A cápsula está ligada ao navio da empresa por um cabo.
A princípio seria um mergulho rotineiro, quando uma tempestade afunda o navio de apoio à cápsula. Esta tem um localizador GPS, mas àquela profundidade o sinal mal chega à superfície e não tem grande alcance. Por alguma razão que não percebi muito bem, não era seguro fazer flutuar a cápsula até à superfície. O cabo com o navio está cortado e os destroços da embarcação, incluindo cadáveres, estão espalhados pelo fundo do mar. Os mergulhadores têm fatos especiais, mas do que entendi não era viável emergirem com eles. Resta-lhes esperar que a companhia para a qual trabalham venha resgatá-los, mas ao contactarem um navio chinês percebem que esta decidiu ignorá-los por motivos de má publicidade. Agora só podem contar com eles próprios, com o oxigénio e todos os outros recursos a esgotar-se.
Sozinhos no fundo do mar, os quatro colegas que nunca se deram muito bem têm a oportunidade de confrontar as suas opções de vida e os seus arrependimentos. Todos sabem que muito possivelmente não conseguirão sair dali vivos. Alguém conseguirá escapar, mesmo que à custa do sacrifício dos outros?
“Pressure” é um daqueles thrillers do tipo filme-desastre em versão limitada, que permite abordar o drama de cada um dos personagens e compreender por que motivo tomam as decisões que os movem. Sem dúvida um filme para roer as unhas e muito possível de acontecer na vida real.

13 em 20

 

Sem comentários: