domingo, 16 de agosto de 2020

Spides


Não consigo perceber o que é que na sinopse me levou a ver esta série, mas acho que foi a palavra “droga”. Qualquer coisa sobre um polícia a investigar uma nova droga chamada Blis. Não ajuda muito a captar a atenção do público alvo. “Spides” é a história de uma invasão extraterrestre em que a tal droga permite aos alienígenas apoderarem-se das pessoas e transformá-las em autómatos sem vontade, ou melhor, em zangões de uma colmeia em que o propósito é servir o invasor extraterrestre, uma espécie de insecto. Como se diz a certa altura, “seremos todos um só”.
A ideia não é nova, mas o enredo chega lá de forma diferente, através do tal polícia que começa a investigar uma série de homicídios e raptos relacionados com a tal droga. Alguém chamou à série um policial de ficção científica, e não posso discordar.
Sem saber muito bem o que ia ver, e tendo em conta que “Spides” passou no canal Syfy, a primeira cena deu-me logo vontade de desistir. Pensei que ia ser uma daquelas séries de ficção científica típicas do canal Syfy, com muitos monstros, muitas naves espaciais, muitos cenários extraterrestres, muitos efeitos especiais manhosos, muito cliché e nenhuma substância. Felizmente não sou de desistir facilmente. Mesmo assim, demorou-me uns dois ou três episódios para ficar investida na história e nos personagens. Os personagens são mesmo o grande calcanhar de Aquiles desta série. Nota-se que houve algum esforço para os desenvolver, mas não chegou. São todos clichés bidimensionais, desde a protagonista Young Adult que é muito boazinha e muito corajosa, até ao polícia do departamento de Estupefacientes que perdeu o parceiro e está em risco de tornar-se alcoólico e também drogado, até aos vilões que não podiam ser 100% mais vilões, até à melhor amiga que é mesmo isso e apenas isso, a melhor amiga. Em “Spides” só os vilões ou criminosos é que fumam, e fumam mal, ainda por cima, sempre com um véu de fumo à frente dos olhos para mostrar que fumam e que são vilões.
O curioso é que apesar disto tudo a história começou a cativar-me e dei por mim a ficar cada vez mais interessada de episódio para episódio. A todo o momento esperava que se abrisse um plot hole do tamanho de uma cratera, mas o enredo aguentou-se. O que parecia irrealista num episódio acabava por ser explicado no seguinte. É um daqueles casos em que a paciência é recompensada. Cada episódio me fazia confiar mais na série e deixar-me conduzir para onde o enredo me queria levar sem me ralar muito com os personagens bidimensionais. Afinal, quanto aos personagens bidimensionais, já vi muito, muito pior.
Mas havia algo nesta série que não parecia bater certo. “Spides” passa-se em Berlim e tem qualquer coisa de cheirinho a produção europeia, mas é falado em inglês. Segundo o IMDB, a série foi efectivamente escrita em alemão, mas foi rejeitada e tiveram de a traduzir para a venderem à NBC. Ora, eu acho que se calhar esta série fazia mais sentido em alemão, até para se perceber logo que não ia ser uma série completamente à Hollywood. Se calhar os diálogos até melhoravam porque, a juntar às personagens bidimensionais, os diálogos soam um bocado aos clichés adolescentes de “Os diários do vampiro”. Faltava aqui mais peso, mais profundidade. Não muito, só mais um bocadinho. Uma coisa menos óbvia, ainda mais europeia, só aqui ficava bem a fazer companhia ao cenário de Berlim.
Mesmo assim, nota-se que é um produto europeu na medida em que pisa certos riscos que nunca passariam em Hollywood. Como aquela cena do gajo a ver pornografia com o papel higiénico na mão. Tendo em conta o público alvo jovem e a ligeireza da série, até estou embasbacada que a NBC não tenha censurado. Se calhar não viram ou não perceberam.
“Spides” é daquelas coisas que se vêem bem sem esperar demais, uma série que quis ser ambiciosa mas que soube moderar a ambição para nunca dar passos maiores do que a perna.
Não vou dizer nada sobre o fim, mas parece-me que o objectivo era continuar por mais temporadas. O IMDB não é claro quanto a se a série foi renovada ou se está em aberto, mas admito que até via a continuação. Sempre conseguiram fazer-me interessar pelas personagens. Mas se acabar assim também não acaba mal e não nos deixa aquela sensação de série incompleta. Recomendo, sem grandes expectativas.


Sem comentários: